A profissão de Advogado tem um papel muito importante na sociedade. O profissional de direito é um grande estudioso das leis, defendendo sempre o dever e os direitos dos cidadãos. A área é regulamentada, sendo necessário que o profissional tenha estudado em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Além do diploma de ensino superior, é também necessário aprovação no exame da OAB (Ordem de Advogados do Brasil).

Áreas de Atuação de Direito

O profissional de Direito pode atuar em diversas áreas diante sua formação. Muitas vezes o profissional escolhe para atuar na área que possui mais afinidade. Como o volume de informação é extenso em cada área, é necessário que o advogado seja muito aplicado nos estudos, para que possa defender os direitos dos seus clientes sabiamente. Por muitas vezes o profissional pode receber contato de alguns clientes que possuem processos de uma área diferente de sua área de atuação, então é comum que este advogado encaminhe os clientes para outros colegas especializados na área específica.

De forma geral, é possível destacar algumas áreas de atuação do profissional formado em Direito:

  • Arbitragem internacional
  • Direito administrativo
  • Direito ambiental
  • Direito civil
  • Direito comercial
  • Direito contratual
  • Direito digital
  • Direito do consumidor
  • Direito de propriedade intelectual
  • Direito penal ou criminal
  • Direito trabalhista e previdenciário
  • Direito tributário

 

Perfil do profissional formado em Direito

O curso de Advocacia é da área de Ciências Humanas, que tem como característica o estudo das particularidades do ser humano no ambiente social. Partindo deste ponto, é notável o volume de informação disponível na área. O perfil então do profissional é de um estudioso, sendo ávido na leitura e na obtenção de conhecimento. Para exercer sua profissão com maestria, é necessário também uma boa capacidade de comunicação e raciocínio rápido; interessante observar que a retórica é uma habilidade que se destaca bastante.

Se expandirmos a visão do Advogado em outros países, com culturas diferentes, teremos uma classe totalmente específica de atuação em direito. As leis e costumes variam em cada região, sobretudo dentro da soberania de cada país. Como arbitrar então uma disputa de cidadãos ou empresas de países e culturas distintas? Existe uma área em direito que possui esta proposta, que é a Arbitragem Internacional.

Do ponto de vista de atuação do profissional de direito como autônomo, a esfera civil se destaca bastante no Brasil. É possível observar dentro desta área o direito contratual, o direito da família e pessoas. Uma visão geral da esfera civil é o cuidado com direitos individuais (questões de patrimônio, herança, etc).

O profissional também pode optar por carreira no setor público, sendo uma carreira com boa remuneração. A vantagem do setor público, quando concursado, é também a estabilidade na profissão. Existem diversas opções de atuação, sendo as principais: defensoria pública, procuradoria, magistratura, desembargadoria, promotoria, etc.

 

A necessidade de uma boa formação acadêmica em Direito

Uma boa formação acadêmica é uma necessidade importante, podemos elaborar melhor esta afirmação partindo do pressuposto: uma universidade conceituada oferece muitas das vezes o melhor material de ensino, seja este na forma de ótimos professores, ótimas estruturas, ou mesmo um ambiente de interação com excelentes alunos. Após a formatura, precisamos lembrar que o jovem profissional precisa passar no exame da OAB para que possa exercer a profissão.

É comum que os alunos recém formados estudem em cursinhos preparatórios para a OAB, afim de se preparar o máximo possível para o exame. Mas é muito comum ver um volume grande de reprovações. O grande número de instituições de ensino oferecendo o curso de direito a preços cada vez mais acessíveis, nem sempre garantem a melhor qualidade de ensino. Desta forma, o mercado de trabalho poderia sofrer com excesso de profissionais da área, mas com baixa capacitação prática. Para evitar este ônus ao mercado consumidor (os clientes) a prova da OAB foi uma possível opção encontrada.

Seguindo com a linha de raciocínio, caso já tenha uma boa formação, com certeza terá menos dificuldades também durante os estudos para a prova da OAB. O esforço inicial de conseguir acesso a uma boa instituição garante frutos em todo seu futuro como profissional.

Quando apto a trabalhar, já terá também um bom currículo, pois foi oriundo de uma boa instituição. É comum o jovem profissional trabalhar em escritórios de advocacia no início da profissão, para aprender com profissionais mais experientes e começar a ser conhecido no mercado. Então fica fácil entender durante esta trajetória narrada acima, as vantagens de uma boa formação acadêmica.

 

Como escolher uma boa universidade para me preparar para a profissão de advogado?

O primeiro passo é verificar quais universidades você tem afinidade, por preferência pessoal. Um exemplo, tem uma universidade em sua cidade, que por comodidade seria uma ótima opção. Há também benefícios em economizar, pois poderia continuar morando com seus pais. Após verificar as opções próximas a você, o segundo passo é verificar junto ao MEC as instituições de ensino superior que ofertam os melhores cursos de advocacia.

Assim é possível você comparar suas opções pessoais, com as melhores opções do mercado e pontuar os prós e contras. Lembrando que a universidade ou faculdade ser reconhecido pelo MEC é um ponto indiscutível.

Caso opte por universidades federais, pensando em economizar com a mensalidade, lembre-se de colocar na balança o custo de vida, caso precise se mudar da casa dos seus pais.
De regra geral, é sempre bom focarmos na melhor opção possível, na universidade número 1 do país para o curso de direito. Estudar e se dedicar o máximo possível. Após os resultados do ENEM, você consegue ter uma ideia sobre seu desempenho e as chances de entrar nas melhores faculdades. Então vai chegar um momento que você deverá pontuar, caso sua nota não seja suficiente para uma federal, mas consegue entrar em um particular, estaria disposto a estudar mais um ano para tentar a federal, ou deseja começar os estudos o quanto antes?

Existem diversas universidades particulares com excelência na qualidade do ensino e caso sua família possa arcar com os custos, é uma opção para se pensar com carinho. A grande vantagem das universidades particulares é a voz que o aluno tem para exigir mudanças no curso que estão muito distantes das expectativas práticas do mercado de trabalho. Nas federais, com professores concursados, caso seu curso esteja desatualizado, exigir mudanças é muito complicado, principalmente pelo aspecto burocrático.

De regra geral, caso opte por uma universidade ou faculdade particular para cursar direito, lembre-se que o MEC possui programas sociais para auxiliar com os custos da mensalidade. Seja com bolsas de estudos pelo ProUni, ou por financiamento estudantil com o FIES.

 

E você, está pensando em cursar direito? Não esquece de dar uma conferida no nosso teste vocacional! Tem alguma dúvida ou sugestão? Conta para gente nos comentários!