A Profissão de Médico é com certeza uma das profissões com mais especialidades e áreas de atuação do mercado de trabalho. Lembrando que a Medicina é regulamentada, sendo necessário se formar em uma Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação para que possa exercer a profissão. Ou seja, para exercer a profissão de médico, o profissional precisa estar habilitado no Curso de Bacharel em Medicina, conhecido também apenas como Curso de Medicina.

 

Especialidades e Áreas de Atuação do Médico

Em sua formação em medicina é possível realizar especializações para atuar em diversos segmentos. Podemos citar então as especialidades médicas reconhecidas pela Resolução nº 2.221, de 23 de novembro de 2018:

Acupuntura Endoscopia Nefrologia
Alergia e imunologia Gastroenterologia Neurocirurgia
Anestesiologia Genética médica Neurologia
Angiologia Geriatria Nutrologia
Cardiologia Ginecologia e obstetrícia Oftalmologia
Cirurgia cardiovascular Hematologia e hemoterapia Oncologia clínica
Cirurgia da mão Homeopatia Ortopedia e traumatologia
Cirurgia de cabeça e pescoço Infectologia Otorrinolaringologia
Cirurgia do aparelho digestivo Mastologia Patologia
Cirurgia geral Medicina de emergência Patologia clínica/medicina laboratorial
Cirurgia oncológica Medicina de família e comunidade Pediatria
Cirurgia pediátrica Medicina do trabalho Pneumologia
Cirurgia plástica Medicina de tráfego Psiquiatria
Cirurgia torácica Medicina esportiva Radiologia e diagnóstico por imagem
Cirurgia vascular Medicina física e reabilitação Radioterapia
Clínica médica Medicina intensiva Reumatologia
Coloproctologia Medicina legal e perícia médica Urologia
Dermatologia Medicina nuclear
Endocrinologia e metabologia Medicina preventiva e social

Da mesma forma, é também pertinente citar as áreas de atuação em medicina, reconhecidas atualmente reconhecidas pela mesma resolução:

Administração em saúde Mamografia
Alergia e imunologia pediátrica Medicina aeroespacial
Angiorradiologia e cirurgia endovascular Medicina do adolescente
Atendimento ao queimado Medicina do sono
Cardiologia pediátrica Medicina fetal
Cirurgia bariátrica Medicina intensiva pediátrica
Cirurgia crânio-maxilo-facial Medicina paliativa
Cirurgia do trauma Medicina tropical
Cirurgia videolaparoscópica Nefrologia pediátrica
Citopatologia Neonatologia
Densitometria óssea Neurofisiologia clínica
Dor Neurologia pediátrica
Ecocardiografia Neurorradiologia
Ecografia vascular com doppler Nutrição parenteral e enteral
Eletrofisiologia clínica invasiva Nutrição parenteral e enteral pediátrica
Emergência pediátrica Nutrologia pediátrica
Endocrinologia pediátrica Oncologia pediátrica
Endoscopia digestiva Pneumologia pediátrica
Endoscopia ginecológica Psicogeriatria
Endoscopia respiratória Psicoterapia
Ergometria Psiquiatria da infância e adolescência
Estimulação cardíaca eletrônica implantável Psiquiatria forense
Foniatria Radiologia intervencionista e angiorradiologia
Gastroenterologia pediátrica Reprodução assistida
Hansenologia Reumatologia pediátrica
Hematologia e hemoterapia pediátrica Sexologia
Hemodinâmica e cardiologia intervencionista Toxicologia médica
Hepatologia Transplante de medula óssea
Infectologia hospitalar Ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia
Infectologia pediátrica

 

Perfil do profissional formado em medicina

De forma geral, o profissional capacitado em medicina possui conhecimentos para exercer a profissão em caráter generalista, como médico clínico geral. O profissional, como clínico geral, está apto a identificar as enfermidades dos pacientes através de análise clínica e exames. Caso a enfermidade seja de baixa complexidade, o próprio clínico geral já pode definir o tratamento. Caso o clínico geral julgue que a enfermidade é muito específica de uma área, ou necessita de exames mais complexos, ele vai direcionar o paciente para um médico com aquela especialidade, para dar continuidade no diagnóstico e tratamento.

Como destacado na listagem de especializações disponíveis na medicina, a área de conhecimento é vasta, por isso é comum médicos encaminharem pacientes para outros especialistas, pois o diagnóstico de uma doença pode não ser trivial.

Muitas vezes é necessária uma junta médica para avaliar um paciente, principalmente pela complexidade de uma doença, por exemplo, o paciente possui uma condição de saúde que o tratamento padrão ouro da enfermidade pode acarretar riscos, sendo necessário então uma junta médica avaliar a melhor solução.

 

A necessidade de uma boa formação acadêmica em medicina

Uma boa formação em Medicina é extremamente importante para o desenvolvimento do profissional. Porém, é importante destacar que a variável mais importante para um profissional de sucesso é a vocação pela profissão.

Naturalmente um profissional que tem vocação para ser médico terá grande empatia pelo paciente, ficando inquieto até descobrir qual enfermidade o aflige, e qual a melhor forma de tratamento. Então a busca por conhecimento será algo natural para este profissional e o reconhecimento na sociedade será consequência do bom atendimento.

Porém é importante destacar que estudantes de medicina que tem oportunidade de cursar as melhores faculdades, também terão mais facilidade no momento que forem se especializar. A busca por especialização é muito acirrada, a residência médica é a forma que os médicos recém formados (clínicos gerais) podem buscar uma área dentro da medicina para aprofundar os conhecimentos. É comum que alunos de medicina nos últimos anos da faculdade estudem em cursinhos preparatórios (conhecido também como MedCurso) para as provas de residência médica. Agora, caso o aluno estude em universidades conceituadas, tenha boas notas e seja aplicado nos estudos, terá menos dificuldade nesta etapa de especialização, pois já terá um bom currículo e uma boa bagagem para as provas de residência.

 

Como escolher uma boa universidade para me preparar para a profissão de médico?

O Governo Federal, pelo Ministério da Educação, possui sistemas e índices de avaliação das faculdades e universidades, além de avaliações para cursos que estas oferecem. Acompanhar estes indicadores seria o primeiro passo para criar uma lista de boas instituições de ensino superior.

Uma dica valiosa é ter possibilidade de conversar com alunos já matriculados no curso que tem interesse. Perguntar a opinião deles sobre o curso de medicina, o que gostaram, o que poderia melhorar. Perguntar também da estrutura da cidade, se tem boas opções de entretenimento, transporte e segurança. Mas lembre-se de conversar com vários alunos de diferentes anos, para ter uma média da opinião deles. Depois é importante destacar os pontos que são importantes para você, como aluno, e avaliar qual seria a universidade ideal. As mensalidades de medicina são as mais altas dos cursos superiores, sua família tem disponibilidade de arcar com os custos de uma universidade particular? Caso não tenha, pesquise se você se enquadra nos programas do governo para bolsas de Estudos ou Financiamento Estudantil, como o Prouni e FIES respectivamente.

Agora, se o seu plano A é passar em uma Universidade Federal, que oferece ensino público gratuito, o mais importante é se preparar bem para o Vestibular e ENEM, pois a relação candidato por vaga do curso de medicina é um dos mais altos no Brasil.

Se não possui restrição em qual tipo de universidade estudar, podendo ser tanto opções públicas, quanto particulares é interessante destacar uma lista de todas as instituições que gostou e pontuar os prós e contras de cada universidade. Se conseguir uma boa nota do ENEM, a escolha da universidade fica bem tranquila.

Por último, uma boa dica é conversar com profissionais da área que formaram nas instituições que tem interesse. Eles podem prover dicas valiosas dos pontos fortes e fracos de cada faculdade.