Como as Ciências Humanas podem ser caracterizadas?

As Ciências Humanas também já foram conhecidas como a Ciência Social Humanista e até mesmo como a Ciência Moral. Um resumo generalista das ciências humanas destaca seu interesse pelos aspectos culturais e sociais, levando em conta também a filosofia da vida humana.

Como as Ciências Humanas estudam o comportamento humano é fácil entender o flerte que tem com certas áreas das ciências biológicas. No geral, podemos citar como alguns campos de pesquisa das ciências humanas: psicologia, história, sociologia, neurociências, antropologia, direito, etc.

Em resumo, as Ciências Humanas tem o foco no ser humano e a sociedade. É importante para as ciências humanas entender as características da população, a força que a cultura tem em suas decisões, conhecidos também como os fenômenos sociais.

Exemplo prático de solução com Ciências Humanas?

Quando há uma ocorrência de um crime e o mesmo precisa ser julgado, temos a responsabilidade dos profissionais de direito para diante os fatos debater sobre as circunstâncias do ocorrido. Entender as motivações, o contexto, traçar uma linha de raciocínio para as ações do réu. Fica evidente neste exemplo, o papel das Ciências Humanas, sobretudo na definição e aplicação das leis.

Quando assistimos filmes históricos, muitas vezes podemos realizar paralelos com acontecimentos atuais. Ou até mesmo, podemos ficar atordoados com a diferença cultural existente. As Ciências Humanas visam também estudar e entender estas diferenças. Por quais motivos aqueles acontecimentos eram considerados normais para época e nos dias atuais seriam tratados de forma diferente. Quais foram os passos para essa evolução ou decadência da sociedade. É possível verificar acontecimentos cíclicos que aconteceram no passado e foram deveras ruins? O que poderíamos fazer para evitar que este mal retorne, ou qual caminho moral e legado queremos deixar para as gerações futuras? Este exemplo também fica evidente a preocupação das Ciências Humanas tanto para a evolução da sociedade e também para a mudança comportamental dos indivíduos.

Dúvida se a área de Ciências Humanas é para você?

Se você gosta de conversar, interagir com outras pessoas, discutir ideias e fazer reflexões sobre o dia a dia. Prefere uma boa conversa, gosta de debater sobre opiniões e pontos de vista e entende que muitas vezes as pessoas são levadas pela emoção e não pela razão. Há grandes indícios que talvez você tenha aptidão para as Ciências Humanas, mas é sempre recomendado que realize um teste vocacional para confirmar sobre os cursos que mais se enquadram em seu perfil. É bastante comum também pessoas que tenham afinidades a mais de uma área do conhecimento. É importante que não se sinta restrito aos cursos recomendados, converse com estudantes que já estão cursando o curso que tem curiosidade a respeito e também busque conversar com profissionais da área. Estes passos muitas vezes auxiliam os estudantes a tomar uma importante decisão sobre seu futuro.

Temos aqui no Doutor Vestibular um Guia de Profissões que possui uma listagem de cursos separados por área de conhecimento. Desta forma pode buscar por cursos que tem interesse e buscar por mais informações a respeito. Caso tenha interesse, também temos uma listagem sobre todos os cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação. Este reconhecimento do MEC é importante, para que o diploma tenha validade. É importante também que a instituição de ensino superior que escolher também seja registrada e reconhecida pelo MEC para que os diplomas tenham validade. Para os cursos de Ciências Humanas, temos a lista de Cursos Tecnológicos de Ciências Humanas e a listagem de Cursos de Graduação e Licenciatura de Ciências Humanas.

 

Caso ainda surja alguma dúvida sobre qual curso escolher ou sobre as Ciências Humanas de forma geral, conta para gente nos comentários! Sugestões também são sempre bem vindas!