Na maioria das profissões que escolhemos, principalmente aquelas regulamentadas, é necessário ter um conjunto de conhecimentos específicos e cursar uma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). No caso na Profissão de Dentista, o profissional precisa estar habilitado no curso de Bacharel em Odontologia, que também é conhecido por apenas Odontologia ou Odonto.

Áreas de Atuação do Dentista

Em sua formação em odontologia é possível se especializar para atuar em diversas áreas, como por exemplo:

  • Ortodontia, Periodontia, Endodontia e Estomatologia
  • Odontopediatria e Odontogeriatria
  • Odontologia Estética, Dentística Estética e Harmonização Orofacial
  • Dentística Restauradora
  • Implantodontia, Prótese Dentária e Cirurgião
  • Radiologia Odontológica e Imaginologia
  • Odontologia Legal

Perfil do profissional formado em odontologia

De forma geral, o profissional capacitado em odontologia possui conhecimentos para exercer a profissão em caráter generalista, como clínico geral da área, apto a identificar as principais enfermidades buco maxilares e realizar o tratamento, ou encaminhar a um profissional especializado, dependendo do grau de complexidade ou capacitação necessária.

O profissional que tem aptidão para Ortodontia será responsável em prover tratamento para correção dos dentes, para que o paciente tenha um posicionamento correto dos mesmos. Lembrando que esta correção, apesar de melhorar o sorriso e a autoestima do paciente, não é considerada um procedimento estético. Os dentes em posição incorreta podem desencadear outros problemas, como doença periodontal e deterioração da arcada dentária como um todo.

Caso o profissional tenha o desejo de atuar na área de Periodontia também, será responsável pelas enfermidades que atacam as gengivas do paciente. As mais comuns são a própria periodontite, gengivite e também o aumento das placas bacterianas que podem atacar a saúde das gengivas. Este profissional também está apto a verificar a estrutura óssea que dá suporte aos dentes, a raiz, o cemento e o ligamento.

Interessante também falar um pouco sobre os profissionais que trabalham com Endodontia. São responsáveis principalmente para prevenir infecções dentárias que podem levar a perda do dente e massa óssea. O especialista da área está apto a verificar e corrigir trincas no dente, não somente as trincas de esmalte dentário, fraturas com dentina exposta além de outros traumas.

O profissional também pode atuar na área de Estomatologia. Esta área é caracterizada pela detecção e tratamento de lesões buco maxilares. Dependendo da lesão, será necessário direcionar o paciente para uma consulta com cirurgião dentista para realização do tratamento.

Temos também a área de Odontopediatria e Odontogeriatria. A primeira tem foco nas crianças e adolescentes, proporcionando acompanhamento, direcionamento e tratamento necessário para o crescimento saudável dos pacientes. Já o segundo tem foco nos idosos, realizando o acompanhamento da saúde bucal em paralelo com eventuais problemas de saúde que podem impactar a qualidade de vida do paciente; por exemplo, aperda de massa óssea (osteoporose), que pode ocasionar a perda de dentes.

A Odontologia Estética é uma área em constante crescimento. Podemos citar a dentística estética que visa revitalizar o sorriso, muitas vezes utilizando “lentes de contato” nos dentes, ou facetas de porcelana, que basicamente é encapar o dente com um material apropriado para fins estéticos. Temos também uma área relativamente nova, a Harmonização Orofacial, que tem bastante procura, sobretudo por pacientes que trabalham nos setores audiovisuais.

A Dentística Restauradora também visa a saúde bucal, restaurando dentes com cáries, não sendo então uma área estética.

Já as áreas de Implantodontia, Prótese Dentária e Cirurgia, são mais focadas em tratamentos mais invasivos para restauração dos dentes e do sorriso do paciente. Desenvolvimento de próteses, e a necessidade de cirurgias para os implantes podem ser destacados nestas áreas.

As áreas de Radiologia Odontológica e Imaginologia tem o foco na realização de exames de imagem para verificar a saúde bucal. É comum a solicitação de exames de Raio-X para verificar a massa óssea, a existência de cáries, posicionamento correto dos dentes, nascimento dos sisos, etc.

Uma área bastante importante é a de Odontologia Legal, trabalhando juntamente como legista. Uma das formas de identificação de pessoas é pela arcada dentária, sendo um método extremamente importante quando há acidentes que dificultam a identificação da vítima ou mesmo em alguns crimes.

A necessidade de uma boa formação acadêmica em odontologia

Uma boa formação e especialização em universidades conceituadas também é um fator crucial para entrada no mercado de trabalho. Caso tenha interesse em seguir a profissão de Dentista, é importante que estude um pouco sobre as melhores faculdades de odontologia. Sejam estas públicas ou privadas, com ensino presencial ou ensino à distância (EAD).

Uma variável que influi em uma boa formação acadêmica é com certeza a instituição de ensino superior escolhida. Mas estas escolhas devem ser feitas verificando outras variáveis, como a possibilidade de morar em outra cidade, a disponibilidade da família em arcar com os custos dos estudos, etc. Mas lembrando que o governo federal possui programas para auxiliar os alunos nestas questões, caso se enquadre no perfil. Temos o Prouni e suas bolsas integrais (100%) e parciais (50%) para cursar Odontologia em instituições privadas. Há também o FIES, em que o aluno pode financiar seus estudos junto ao governo federal com a possibilidade de pagar de volta o governo quando ingressar no mercado de trabalho.

Mas antes de se preocupar com as etapas acima, o ponto chave é o Vestibular e a prova do ENEM. Através do resultado do desempenho do aluno nestas etapas que será possível direcionar melhor as escolhas para qual instituição escolher.

Um outro ponto pouco discutido é sobre o quão bem conceituada é a instituição de ensino superior que vai escolher. Basicamente, quanto mais conceituada, provavelmente será mais concorrida. Apesar desta dificuldade inicial para passar no vestibular em uma boa universidade, o aluno será recompensado ao longo do tempo no futuro. Por exemplo, no período de estágio, sempre há melhores oportunidades para os melhores alunos que estudam nas melhores instituições de ensino. Obviamente, que sempre pode haver o processo de indicação de amigos, familiares e conhecidos que possam garantir vantagens para alunos que não sejam necessariamente os que tem mais destaque acadêmico, mas no geral, suas chances para entrada no mercado de trabalho são superiores que a média dos alunos que estudam em instituições pouco conhecidas, ou pouco conceituadas. Então lembre-se, todo este esforço durante o Vestibular e ENEM tem um motivo.

Outro ponto para reflexão, você acha que a Universidade de Harvard nos Estados Unidos é considerada a melhor do mundo em diversas áreas pois ela tem os melhores professores e a melhor estrutura de ensino, ou porque ela tem os melhores alunos? Ou um é consequência do outro? A vantagem de cursar em instituições de ensino é também direcionada aos seus colegas de classe. Imagine como o ambiente pode ser interessante, quando as pessoas mais esforçadas se encontram com o mesmo ideal, em um local com ótima estrutura e com acesso as melhores ferramentas para desenvolver seus talentos. Um ponto para refletir.

Para complementar os pontos para uma boa formação, não podemos esquecer que nunca foi tão importante desenvolver habilidades de comunicação. Ainda mais em uma profissão com contato direto com o cliente. A capacidade de comunicação nos tempos atuais é tão importante quanto a capacitação técnica para um sucesso profissional.

Como escolher uma boa universidade para me preparar para a profissão de dentista?

Os primeiros passos para avaliar uma boa universidade é verificar os índices de avaliação definidos pelo ministério da educação para as universidades que disponibilizam o curso de odontologia. Após este passo, monte uma lista com as instituições que tem interesse. Conversar com alunos que já cursam uma universidade de interesse é muito importante também, tente conversar com alunos que ainda estão no primeiro ano e os que já estão para se formar, para ter pontos de vista distintos.

Uma dica valiosa é conhecer um pouco sobre a cidade onde pretende estudar. Se ela é uma cidade que recebe bem os alunos, tem atividades de entretenimento, a logística para ir e voltar das aulas é satisfatória, além de questões de segurança. Dar uma volta pelo google street view também é super interessante, mas lembre-se que as fotos podem ser antigas e podem não refletir a realidade atual.

Ainda, se tiver oportunidade, tente realizar uma visita a universidade e a cidade. Tente se imaginar estudando ali e qual seria sua rotina no dia a dia. Assim irá conseguir diminuir muito as incertezas sobre qual instituição escolher e ter uma lista das preferidas.

Mas lembre-se de não ficar sonhando muito. O foco é estudar bastante para ter uma boa nota do ENEM. Com uma boa nota, a parte de decidir qual instituição escolher vai ser tranquila. E como comentamos acima, caso tenha preferência por instituição particular, lembre-se do Prouni e do FIES, eles podem ajudar bastante para arcar com as despesas da mensalidade.