O que é o Prouni?

O Prouni é um programa do governo federal que através do Ministério da Educação oferece bolsas de estudo, que podem cobrir 100% o valor do curso, ou ser parcial, pagando metade do valor em universidades e faculdades particulares. O Prouni também é conhecido como o “programa universidade para todos”.

Quem pode participar do Prouni?

A primeira regra é que o aluno não tenha diploma de ensino superior, ou seja, não tenha feito uma faculdade até o fim e conseguido o diploma de um curso de ensino superior.

É necessário comprovar a renda familiar também. Se quiser a bolsa integral, ou seja, o governo pagando toda a mensalidade do curso, é preciso ter renda bruta familiar média de até 1,5 salário mínimo. Mas se tiver renda média familiar de até 3 salários mínimos, também é possível participar, mas somente com bolsa parcial (50%).

É necessário também ter participado do ENEM mais recente e ter alcançado uma média de 450 pontos e não pode ter tirado zero na redação.

Caso tenha alcançado as metas anteriores destacadas, há também algumas restrições de quem pode participar:

  1. Ter estudado em escola pública, mas se estudou em escola particular, só pode quem foi bolsista integral.
  2. Se possui alguma deficiência, não é preciso cumprir a regra acima, ou seja, pode ter cursado escola pública ou particular, sem necessidade de ter sido bolsista.
  3. Professores da educação básica da rede pública também podem participar, desde que estejam ativos como professores no quadro de pessoal permanente, não sendo necessário comprovar renda neste caso.

Como funciona a inscrição do Prouni?

A inscrição pode ser realizada diretamente pelo site do Prouni durante o período vigente de cada ano.
Ao realizar o cadastro e inscrição, o aluno poderá escolher 2 universidades/faculdades, os cursos e o turno. Lembrar de escolher em ordem de preferência. Caso mude de ideia, se o período de inscrição ainda estiver aberto, o aluno poderá realizar modificações. Quando encerrar o prazo, será levado em consideração a última modificação de escolha confirmada realizada pelo ano.

Não é necessário pagamento de taxas e o aluno poderá realizar todo o processo diretamente pela internet.

Notas de corte

Durante o período de inscrição as notas de corte aparecem em caráter informativo para o aluno. Desta forma, ele pode avaliar melhor a escolha da instituição diante sua nota e a nota de corte. Por este motivo também é possível o aluno fazer modificações na escolha do seu curso. Mas é interessante o aluno refletir junto com a família diante estas opções e escolher o curso e a instituição que melhor atende as expectativas.

Resultados Prouni

Os resultados são apresentados em 2 chamadas. Então o aluno que não for chamado logo na primeira chamada ainda tem uma chance de ser selecionado. É um momento de bastante ansiedade, mas é importante manter a calma. Há também uma lista de espera destinada para as vagas remanescentes, mas o aluno deve demonstrar interesse que deseja participar da mesma.

Resultado primeira chamada Prouni

Os alunos convocados para a primeira chamada devem comparecer na instituição onde foram aprovados e apresentar toda a documentação necessária para a matrícula, afim também de comprovar as informações de seu cadastro.

Resultado segunda chamada Prouni

O resultado da segunda chamada também fica disponível no site do Prouni. Os alunos selecionados para a segunda chamada também devem prosseguir a instituição para comprovar toda documentação e realizar a matrícula. Ficar atento para o prazo!

Lista de Espera do Prouni

Aos alunos que não foram selecionados para a primeira ou segunda chamada ainda cabe aguardar a lista de espera. Porém, é necessário demonstrar interesse na mesma pelo site do Prouni. Fiquem atentos aos prazos e aos resultados. Boa sorte a todos os alunos!