Como as Ciências Biológicas podem ser caracterizadas?

É interessante citar que a ciência biológica aborda em sua totalidade aspectos das ciências naturais, tem seu foco de estudo nos processos vitais dos organismos.
Em resumo, as Ciências Biológicas abrangem vários ramos de estudo: biologia celular, biofísica, bioquímica, fisiologia e anatomia. Quando pensamos em ciências biológicas no Brasil, lembramos bastante do curso de Medicina, pois é um curso muito procurado. Mas as ciências biológicas não abordam somente os seres humanos, buscam estudar todos os animais, plantas e microrganismos.

Exemplo prático de solução com Ciências Biológicas?

Quando pensamos em uma pessoa enferma, que necessita de cuidados especiais para recuperar sua vitalidade, o profissional que vem em mente é o Médico. Conversando com o paciente e solicitando exames complementares, o médico tem um bom palpite, ou até mesmo é incisivo na condição do paciente. Muitas vezes os remédios (fármacos) utilizados, são resultados de anos de estudos em diversas áreas das Ciências Biológicas, provendo uma solução de recuperação da saúde do paciente.

Um cientista da área de ciências biológicas que por sua vez saiu de férias e esqueceu de passar no seu laboratório para organizar os experimentos antes de viajar, ao voltar, verificou uma condição pouco comum, bactérias de um experimento tinham seu crescimento inibido diante o contato com um fungo. Afim de entender o que aconteceu e estudando os microrganismos, desenvolveu um potente antibiótico, a penicilina. Salvando milhares de vidas até os dias atuais.

É comum cientistas da área estudarem plantas e verificar suas características, principalmente sua utilização benéfica para a saúde humana. Diversas aplicações terapêuticas são desenvolvidas na área, e muitas vezes o princípio ativo é descoberto estudando a biodiversidade da flora brasileira.

Dúvida se a área de Ciências Biológicas é para você?

Se você é uma pessoa que gosta da natureza, admira a biodiversidade e tem zelo pela fauna e flora; podemos afirmar que há indícios que você tenha aptidão para as ciências biológicas. É recomendado, no entanto, que realize um teste vocacional para confirmar os cursos que mais se enquadram no seu perfil.

O Guia de Profissões também possui informações valiosas sobre os cursos de cada área. É possível navegar entre eles, e tirar algumas dúvidas sobre os desafios de cada área. Mas se está curioso sobre os cursos disponíveis na área de Ciências Biológicas, é possível acessar uma lista dos Cursos Tecnológicos de Ciências Biológicas e também Cursos de Graduação e Licenciatura de Ciências Biológicas.

Se alguma dúvida ainda persistir, conta para gente nos comentários!