Curso de Hotelaria: Transformando Paixão em Profissão

Se você é apaixonado por proporcionar experiências memoráveis aos outros e quer transformar essa paixão em uma carreira gratificante, o curso de Hotelaria é a escolha perfeita. Este curso oferece uma compreensão abrangente do setor hoteleiro e prepara você para atender às demandas do mercado de turismo e hospitalidade.

Titulação: Bacharel em Hotelaria
Habilitação: Gestor Hoteleiro
Área: Ciências Sociais Aplicadas
Duração: 4 anos
Tipo: Ensino Superior
Salário Médio Inicial (*): R$2.800

Perfil do Aluno

O curso de Hotelaria é ideal para quem possui as seguintes características e interesses:

  • Hospitalidade e simpatia
  • Paixão por viagens e culturas
  • Habilidades de comunicação
  • Organização e gestão
  • Resolução de problemas
  • Trabalho em equipe

Se você deseja trabalhar em resorts, hotéis, cruzeiros, restaurantes e eventos especiais, a Hotelaria é uma escolha emocionante.

Principais Matérias do Curso

O currículo do curso de Hotelaria é projetado para fornecer uma base sólida em conceitos e práticas de hospitalidade. Algumas das principais matérias incluem:

  • Gestão de Hotéis e Resorts
  • Marketing e Vendas em Hotelaria
  • Alimentos e Bebidas
  • Gestão de Eventos
  • Contabilidade para Hotelaria
  • Estratégias de Atendimento ao Cliente

Essas matérias capacitam os alunos com as habilidades necessárias para gerenciar com sucesso empreendimentos hoteleiros e proporcionar experiências excepcionais aos hóspedes.

Curiosidade sobre a área de Hotelaria

A indústria da hotelaria é cheia de curiosidades interessantes e aspectos fascinantes. Aqui estão algumas delas:

  1. O Hotel Mais Antigo do Mundo: O Nishiyama Onsen Keiunkan, localizado no Japão, é considerado o hotel mais antigo do mundo ainda em operação. Foi fundado em 705 d.C. e é administrado pela mesma família há mais de 50 gerações.
  2. O Quarto de Hotel Mais Caro: O Royal Penthouse Suite no Hotel President Wilson, em Genebra, Suíça, é frequentemente citado como o quarto de hotel mais caro do mundo, com diárias que chegam a dezenas de milhares de dólares.
  3. Hotéis Subaquáticos: Alguns hotéis em locais tropicais oferecem quartos subaquáticos que permitem aos hóspedes desfrutar de vistas espetaculares da vida marinha.
  4. Chaves de Cartão: O uso de chaves eletrônicas de cartão em hotéis tornou-se comum, mas a tecnologia foi inventada pela primeira vez nos anos 1970.
  5. Os Hotéis do Futuro: Alguns hotéis estão explorando tecnologias futuristas, como robôs que entregam serviço de quarto e assistentes de inteligência artificial que respondem a perguntas dos hóspedes.
  6. Os Maiores Hotéis do Mundo: O First World Hotel, na Malásia, é frequentemente citado como o maior hotel do mundo em termos de número de quartos, com mais de 7.000 quartos.
  7. Os Hotéis Mais Altos do Mundo: O Ritz-Carlton, em Hong Kong, é considerado o hotel mais alto do mundo, ocupando os andares 102 a 118 de um arranha-céu.
  8. O Custo do Mini-Bar: Os itens do mini-bar de um hotel muitas vezes têm preços exorbitantes. É uma das principais fontes de lucro para muitos hotéis.
  9. Os Hotéis em Locais Inacessíveis: Alguns hotéis são verdadeiras maravilhas da engenharia, como o Explora Patagônia, que está localizado em uma região remota da Patagônia chilena e só pode ser acessado por barco.
  10. Cadeias de Hotéis com Temas Incomuns: Existem hotéis temáticos para todos os gostos, desde hotéis em forma de sapato até hotéis de gelo que são reconstruídos a cada inverno.
  11. O Hotel com Mais Estrelas: O Burj Al Arab, em Dubai, é frequentemente chamado de “o único hotel 7 estrelas do mundo”. Embora a classificação de 7 estrelas não seja oficial, reflete o luxo extremo do hotel.
  12. Quartos em Gaiolas: O Tubohotel, no México, é único por oferecer acomodações em quartos em forma de tubo em uma estrutura de aço.
  13. Os Hotéis do Futuro Espacial: Algumas empresas estão planejando hotéis espaciais que oferecerão a oportunidade de se hospedar no espaço sideral em um futuro próximo.
  14. Sustentabilidade na Hotelaria: Muitos hotéis estão adotando práticas mais sustentáveis, como a redução do desperdício de água e energia e o uso de materiais ecológicos.
  15. Hotéis de Luxo em Locais Inusitados: Alguns hotéis de luxo estão localizados em lugares inesperados, como castelos medievais na Europa e lodges de safári na África.

Essas curiosidades ilustram a diversidade e a inovação na indústria da hotelaria, que continua a se adaptar às expectativas dos viajantes e às novas tecnologias.

*O salário médio inicial pode variar dependendo da região, experiência e posição, e tende a aumentar à medida que o profissional ganha experiência.

Acompanhe-nos nas redes sociais para ficar por dentro das últimas tendências e oportunidades de carreira na Hotelaria!