Curso de História: Conheça mais sobre essa fascinante jornada pelo passado

Se você é apaixonado por descobrir os segredos do passado, entender as raízes da humanidade e analisar os eventos que moldaram a sociedade atual, o curso de História é a escolha ideal para a sua formação acadêmica. Nesse curso, os alunos têm a oportunidade de mergulhar em diferentes períodos históricos, culturas e contextos sociais, desenvolvendo uma visão crítica e abrangente do mundo.

Titulação: Bacharel em História
Habilitação: Licenciatura
Área: Ciências Humanas
Duração: 4 anos
Tipo: Ensino Superior
Salário Médio Inicial (*): R$2.500,00

Perfil do aluno de História

O curso de História atrai pessoas curiosas, questionadoras e apaixonadas por conhecimento. Os estudantes desse campo geralmente possuem as seguintes características:

  • Interesse pela história da humanidade e suas diversas manifestações;
  • Aptidão para leitura e pesquisa;
  • Facilidade na análise e interpretação de documentos e fontes históricas;
  • Habilidade em comunicação oral e escrita;
  • Curiosidade intelectual e vontade de compreender as diferentes culturas e sociedades;
  • Capacidade de raciocínio crítico;
  • Tolerância diante das diferenças e diversidade cultural;
  • Respeito ao pensamento histórico, sem julgamentos anacrônicos;
  • Persistência e dedicação para enfrentar desafios acadêmicos.

Principais matérias do curso de História

O curso de História oferece uma ampla gama de disciplinas que abrangem diferentes períodos, abordagens teóricas e áreas do conhecimento. Algumas das principais matérias incluem:

1. História Antiga

Estudo das civilizações e culturas que precederam a Idade Média, como Egito Antigo, Grécia e Roma, compreendendo suas estruturas sociais, políticas, religiosas e culturais.

2. História Medieval

Exploração do período medieval, suas transformações e a formação do sistema feudal, além da análise do papel da Igreja Católica e das cruzadas.

3. História Moderna

Análise do surgimento do mundo moderno, com ênfase em eventos como o Renascimento, a Reforma Protestante, as Grandes Navegações e as Revoluções Burguesas.

4. História Contemporânea

Estudo dos principais acontecimentos que marcaram a história a partir da Revolução Francesa, passando pelas duas Guerras Mundiais, a Guerra Fria e os desafios do mundo contemporâneo.

5. História do Brasil

Investigação dos aspectos políticos, econômicos, culturais e sociais da história brasileira, desde o período pré-colonial até os dias atuais.

6. Teoria da História

Disciplina que explora as diferentes correntes teóricas e abordagens metodológicas utilizadas pelos historiadores em suas investigações.

7. História da Arte

Estudo das principais manifestações artísticas ao longo do tempo, compreendendo suas conexões com a história e a sociedade.

8. Arqueologia

Introdução aos métodos e técnicas arqueológicas para o estudo das sociedades antigas, por meio da análise de vestígios materiais.

Essas são apenas algumas das muitas disciplinas que compõem o currículo do curso de História. Durante a graduação, os estudantes têm a oportunidade de aprofundar seu conhecimento em áreas específicas de interesse, permitindo que desenvolvam uma visão crítica e uma compreensão mais aprofundada do passado.

Se você deseja embarcar nessa jornada fascinante pelo tempo, conhecer as raízes da humanidade e contribuir para a construção de um futuro mais consciente, o curso de História é uma escolha enriquecedora e promissora!

A área de História é repleta de curiosidades e fatos interessantes que podem surpreender e encantar os apaixonados pela disciplina. Abaixo, apresento algumas curiosidades sobre a área de História:

  1. História da escrita: Antes do surgimento da escrita, a história era transmitida oralmente de geração em geração. A escrita cuneiforme, desenvolvida na antiga Mesopotâmia, foi uma das primeiras formas de escrita conhecidas, utilizada em placas de argila.
  2. O primeiro registro escrito: O mais antigo registro escrito conhecido é uma tabuinha de argila suméria datada de cerca de 3.500 a.C., que contém registros comerciais.
  3. A antiguidade de algumas civilizações: Civilizações antigas, como a egípcia e a chinesa, têm registros históricos que remontam a milhares de anos. O Egito Antigo, por exemplo, surgiu cerca de 3.100 a.C., enquanto a China possui uma história registrada há mais de 3.500 anos.
  4. Idade Média e a preservação do conhecimento: Durante a Idade Média, os monges desempenharam um papel crucial na preservação do conhecimento antigo, copiando e mantendo textos clássicos em mosteiros.
  5. A misteriosa Idade das Trevas: O termo “Idade das Trevas” foi usado para descrever o período entre o declínio do Império Romano e o Renascimento. No entanto, historiadores modernos criticam esse rótulo, destacando que houve avanços significativos em ciência, filosofia e cultura durante esse período.
  6. A expansão da Rota da Seda: A Rota da Seda, uma rede de rotas comerciais antigas, conectava o Oriente e o Ocidente, permitindo o intercâmbio de mercadorias, cultura e conhecimento entre civilizações.
  7. História das mulheres: Ao longo da história, as mulheres frequentemente desempenharam papéis importantes, mas suas contribuições nem sempre foram registradas nos registros históricos. O movimento feminista tem buscado resgatar essas histórias e destacar o papel fundamental das mulheres na história da humanidade.
  8. Arqueologia e descobertas surpreendentes: A arqueologia tem revelado descobertas incríveis, como a tumba de Tutancâmon no Egito, os guerreiros de terracota na China e a antiga cidade de Pompeia, na Itália.
  9. A influência da História na cultura pop: Muitos filmes, séries e jogos de videogame são inspirados em eventos históricos e personalidades famosas, tornando a História uma fonte inesgotável de entretenimento e inspiração.
  10. Fontes históricas curiosas: Historiadores utilizam uma variedade de fontes para reconstruir o passado, incluindo documentos oficiais, diários, cartas, artefatos arqueológicos, registros de censos e até mesmo pinturas e obras de arte.

Essas curiosidades são apenas uma pequena amostra das infinitas maravilhas que a área de História tem a oferecer. Ao estudar essa disciplina, mergulhamos em um rico e complexo tecido de eventos, culturas e indivíduos que moldaram o nosso mundo atual.

 

Para ficar por dentro de mais conteúdos sobre educação superior, siga-nos nas redes sociais!