Curso de Gastronomia: Criando Sabores e Experiências Únicas

A gastronomia é muito mais do que apenas cozinhar alimentos; é uma arte que combina habilidades culinárias, criatividade e paixão pela comida para criar experiências sensoriais únicas. O curso de Gastronomia oferece aos estudantes a oportunidade de explorar o mundo da culinária de maneira aprofundada, desde técnicas clássicas até inovações contemporâneas. Se você é apaixonado por comida e deseja transformar sua paixão em uma carreira, este curso pode ser o caminho perfeito para você.

Titulação: Bacharel em Gastronomia
Habilitação: Chef de Cozinha
Área: Ciências Culinárias
Duração: 4 anos
Tipo: Ensino Superior
Salário Médio Inicial (*): R$2.500

Perfil do Aluno:

O curso de Gastronomia atrai indivíduos apaixonados por comida, criativos e que estão dispostos a explorar diferentes culturas gastronômicas. Se você adora experimentar novos sabores, possui habilidades de comunicação e trabalho em equipe, além de ter uma mente curiosa e inovadora, esse curso pode ser a escolha certa. O estudante de Gastronomia deve estar preparado para aprender técnicas culinárias tradicionais, aprimorar suas habilidades sensoriais e desenvolver um senso aguçado de estética alimentar.

Principais Matérias do Curso:

  1. Técnicas Culinárias: Nesse módulo, os estudantes aprendem as bases da culinária, desde técnicas de corte até preparações avançadas. O foco é na precisão e na compreensão das transformações químicas e físicas dos alimentos durante o cozimento.
  2. Gastronomia Internacional: Uma viagem pelo mundo das diferentes culturas gastronômicas, explorando ingredientes, técnicas e pratos tradicionais de diversas regiões.
  3. Confeitaria e Panificação: Os alunos aprendem a arte da confeitaria, criando sobremesas elaboradas, bolos e pães. Habilidades em decoração e apresentação também são desenvolvidas.
  4. Gastronomia Molecular: Uma introdução à ciência por trás da culinária, explorando técnicas modernas como esferificação, gelificação e utilização de nitrogênio líquido.
  5. Gestão de Restaurantes e Empreendedorismo: Este módulo aborda aspectos de administração de restaurantes, gestão de equipes, marketing gastronômico e planejamento de cardápios.
  6. Cozinha Brasileira e Regional: Uma imersão na riqueza da culinária brasileira, explorando pratos típicos de diversas regiões do país.

Curiosidades na área de Gastronomia

Confira algumas curiosidades interessantes dentro da área de gastornomia!

  1. O mais antigo livro de receitas: O livro de receitas mais antigo conhecido é o “De Re Coquinaria” (Sobre a Arte de Cozinhar), escrito pelo cozinheiro romano Apício no século I d.C. Ele contém uma coleção de receitas romanas e dicas culinárias da época.
  2. Chocolate quente era uma bebida: Antes de se tornar um doce sólido, o chocolate era consumido como uma bebida amarga pelos povos antigos das civilizações mesoamericanas, como os maias e astecas. Eles misturavam o chocolate com especiarias e outros ingredientes para criar uma bebida energética.
  3. Sushi não é sinônimo de peixe cru: Embora muitas pessoas associem o sushi a peixe cru, o termo refere-se, na verdade, ao arroz avinagrado usado na preparação. O peixe cru é chamado de “sashimi”. Os sushis podem conter peixe cru, mas também podem ser feitos com outros ingredientes, como legumes, frutas ou frutos do mar cozidos.
  4. O queijo Roquefort e as cavernas: O queijo Roquefort, famoso pelo seu sabor distintamente azedo, é envelhecido em cavernas de calcário nas montanhas de Roquefort-sur-Soulzon, na França. Essas cavernas proporcionam o ambiente perfeito para o desenvolvimento das bactérias responsáveis pelo sabor característico do queijo.
  5. A trufa, um tesouro subterrâneo: Trufas são fungos subterrâneos altamente valorizados por sua intensa fragrância e sabor. Os cães e porcos são frequentemente usados para ajudar a localizar trufas maduras, uma vez que o aroma delas é liberado na superfície do solo.
  6. A escala Scoville: A escala Scoville é usada para medir a “picância” ou nível de calor das pimentas. Ela foi desenvolvida por Wilbur Scoville em 1912. A escala mede a quantidade de diluição de açúcar necessário para neutralizar completamente o calor da pimenta.
  7. O prato mais caro do mundo: Um dos pratos mais caros já registrado é o “Frittata”, servido no restaurante Norma’s, em Nova Iorque. Feito com ovos, lagosta e caviar, custava cerca de US$ 1,000 por porção.
  8. Diferentes paladares pelo mundo: Diferentes culturas têm paladares distintos e preferências culinárias únicas. Por exemplo, o que pode ser considerado uma iguaria em um país pode ser considerado estranho ou repugnante em outro. É um reflexo da diversidade cultural e das tradições alimentares.
  9. Idade média de um chef ganhar uma estrela Michelin: Geralmente, leva-se cerca de 10 anos de experiência profissional para um chef ganhar sua primeira estrela Michelin, um prestigioso reconhecimento na gastronomia.
  10. A “Molecular Gastronomy”: Esta é uma abordagem culinária que envolve a aplicação de princípios científicos e técnicas de laboratório à cozinha. Ela busca criar texturas, sabores e apresentações únicas através da manipulação de ingredientes e processos.

 

Acompanhe as últimas novidades sobre o curso de Gastronomia, dicas de culinária, entrevistas com chefs renomados e muito mais! Siga-nos no Facebook, Instagram e Twitter para não perder nenhuma atualização.