Curso de Engenharia de Software: Desenvolvendo Tecnologia para o Futuro

A Engenharia de Software é uma área em constante expansão e essencial para o mundo moderno, onde a tecnologia está presente em todas as esferas da nossa sociedade. O curso de Engenharia de Software capacita profissionais para projetar, desenvolver e manter sistemas de software, abrangendo desde aplicativos para dispositivos móveis até sistemas corporativos complexos. Se você é apaixonado por tecnologia e quer contribuir para a criação das soluções do futuro, esse curso pode ser perfeito para você.

Titulação: Bacharel em Engenharia de Software
Habilitação: Engenheiro de Software
Área: Ciências da Computação
Duração: 4 anos
Tipo: Ensino Superior
Salário Médio Inicial (*): R$ 5.000,00

Perfil do Aluno

O curso de Engenharia de Software é destinado a estudantes que possuem afinidade com tecnologia, programação e inovação. Além disso, algumas características são valorizadas nessa área:

  • Curiosidade e vontade de aprender sobre as mais recentes tendências em desenvolvimento de software.
  • Habilidade analítica e pensamento crítico para solucionar problemas complexos.
  • Capacidade de trabalhar em equipe, já que projetos de software geralmente envolvem colaboração entre profissionais de diferentes áreas.
  • Organização e atenção aos detalhes, essenciais para criar sistemas confiáveis e seguros.

Principais Matérias do Curso

O currículo do curso de Engenharia de Software é abrangente e proporciona uma base sólida em conhecimentos técnicos e práticos. Entre as principais matérias do curso estão:

  • Programação: Aprender diversas linguagens de programação é fundamental para a formação do engenheiro de software, permitindo a criação de aplicações e sistemas completos.
  • Arquitetura de Software: Estuda-se as melhores práticas para projetar a estrutura de um software, garantindo sua eficiência, escalabilidade e manutenibilidade.
  • Banco de Dados: O aluno aprende a trabalhar com sistemas de gerenciamento de banco de dados, fundamentais para armazenar e recuperar informações em aplicações.
  • Engenharia de Requisitos: Compreende-se a importância de entender as necessidades dos usuários para desenvolver software que atenda às suas expectativas.
  • Teste e Qualidade de Software: Estuda-se como garantir a qualidade do software por meio de testes e boas práticas de desenvolvimento.
  • Desenvolvimento de Aplicações Web e Mobile: Explora-se o desenvolvimento de aplicações para web e dispositivos móveis, atendendo à demanda crescente por tecnologias acessíveis em diferentes plataformas.

Além das matérias teóricas e práticas, muitas instituições oferecem projetos e estágios que permitem ao aluno vivenciar o ambiente profissional e aplicar os conhecimentos adquiridos.

Com um mercado em expansão e a constante evolução da tecnologia, a Engenharia de Software oferece oportunidades empolgantes para os graduados. Se você tem paixão por tecnologia e deseja criar soluções inovadoras, aprofundar-se nessa área pode abrir portas para uma carreira promissora e repleta de desafios.

Curiosidades sobre Engenharia de Software

A Engenharia de Software é uma área fascinante que envolve o desenvolvimento e a manutenção de sistemas de software. Aqui estão algumas curiosidades interessantes sobre esse campo:

  1. O Bug do Milênio (Y2K): No final dos anos 90, havia uma preocupação generalizada de que o ano 2000 causaria problemas devido ao armazenamento de datas em muitos sistemas usando apenas dois dígitos para o ano (por exemplo, 99 para 1999). Isso poderia levar a erros de interpretação de datas e causar disfunções nos sistemas. Muitos esforços foram dedicados a corrigir o Bug do Milênio antes da virada do século.
  2. Desenvolvimento Ágil: A metodologia ágil revolucionou a forma como o desenvolvimento de software é realizado. Ela enfatiza a colaboração entre equipes, feedback contínuo e entrega incremental de funcionalidades, permitindo que as equipes se adaptem rapidamente a mudanças nos requisitos do projeto.
  3. O Maior Projeto de Software: O projeto do Sistema de Gestão de Tráfego Aéreo dos EUA (NextGen) é considerado um dos maiores projetos de software do mundo. Ele visa modernizar o sistema de controle de tráfego aéreo para lidar com o aumento do tráfego e incorporar novas tecnologias.
  4. O Fator Humano: Embora o desenvolvimento de software seja altamente técnico, o fator humano desempenha um papel fundamental no sucesso dos projetos. Comunicação efetiva, gerenciamento de equipe e entendimento dos usuários finais são cruciais para o desenvolvimento bem-sucedido do software.
  5. Linhas de Código: Estima-se que o código-fonte do sistema operacional Windows XP contenha mais de 40 milhões de linhas de código. Essa quantidade gigantesca de código torna a detecção e correção de bugs um desafio significativo.
  6. Open Source e Colaboração: Muitos projetos de software de código aberto são desenvolvidos por comunidades globais de desenvolvedores voluntários. Grandes projetos, como o Linux e o Apache, são exemplos de como a colaboração pode levar a sistemas de alta qualidade e desempenho.
  7. Qualidade de Software: A qualidade do software é uma preocupação constante para os engenheiros de software. Métricas, como a taxa de defeitos por mil linhas de código (Defects Per Kilo Line of Code – DPKL), são usadas para medir a qualidade do código e o nível de correções necessárias.
  8. Testes Automatizados: A automação de testes é amplamente utilizada para verificar a qualidade do software e garantir que as alterações não introduzam regressões. Isso economiza tempo e reduz a probabilidade de erros.
  9. Crise do Software: O termo “crise do software” foi cunhado nos anos 60 para descrever os problemas crescentes e os desafios enfrentados no desenvolvimento de software. Essa crise levou à formulação de metodologias e práticas de engenharia de software para melhorar a eficiência e a qualidade do processo de desenvolvimento.
  10. Internet das Coisas (IoT): O crescimento da IoT trouxe desafios únicos para a Engenharia de Software, com a necessidade de desenvolver sistemas que interajam com uma ampla variedade de dispositivos e sensores, além de garantir a segurança dessas interações.

Essas curiosidades destacam apenas alguns aspectos do mundo da Engenharia de Software, que continua a evoluir à medida que a tecnologia avança e novos desafios surgem.

Top 10 Universidades e Faculdades Públicas (ensino gratuito) que ofertam Engenharia de Software

Para esta lista com as 10 melhores universidades públicas que possuem o curso de Engenharia de Software, foi utilizado os índices do MEC para o ranking, sendo o principal o ENADE.

  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)
  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)
  • UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)
  • UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)
  • FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)
  • UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)
  • UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)

Top 10 Instituições de ensino Particulares para estudar engenharia de software

Seguindo com o mesmo padrão, a lista abaixo foi gerada utilizando o ranking do ENADE das instituições de ensino de acordo com o MEC. Todas as universidades abaixo também são reconhecidas pelo Ministério da Educação.

  • UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)
  • UNIVERSIDADE DE RIO VERDE (FESURV)
  • CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LINS (UNILINS)
  • PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR)
  • PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS (PUC-CAMPINAS)
  • PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS)
  • CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL DE FRANCA (UNI-FACEF)
  • UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE (UNIVILLE)
  • UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC)
  • INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES (INATEL)

Agora que você conhece um pouco mais sobre o curso de Engenharia de Software, não deixe de acompanhar nosso site para ficar por dentro de mais conteúdos sobre educação superior e carreiras promissoras na área de tecnologia!