Curso de Engenharia Biomédica: Unindo Ciência e Tecnologia para Transformar a Saúde

A Engenharia Biomédica é uma área da Ciência que tem ganhado destaque nos últimos anos, sendo uma das mais promissoras no campo da saúde e tecnologia. Esse curso, que forma bacharéis, está habilitado a desenvolver soluções inovadoras e avançadas, unindo conhecimentos de engenharia, medicina e biologia. Seu principal objetivo é criar tecnologias e dispositivos que contribuam para o diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes, além de aprimorar os processos da área médica.

Titulação: Bacharel em Engenharia Biomédica
Habilitação: Engenheiro Biomédico
Área: Ciências da Saúde e Tecnologia
Duração: 5 anos
Tipo: Ensino Superior
Salário Médio Inicial (*): R$ 5.000,00

Perfil do Aluno

O perfil do aluno que busca ingressar no curso de Engenharia Biomédica é aquele que possui uma sólida base em Ciências Exatas, como Matemática, Física e Química, e ao mesmo tempo, um interesse genuíno pelas Ciências Biológicas e da Saúde. A curiosidade em compreender o funcionamento do corpo humano e a motivação para criar soluções tecnológicas que melhorem a qualidade de vida das pessoas são características fundamentais. Além disso, é essencial que o estudante seja criativo, inovador, proativo e tenha facilidade para trabalhar em equipe, já que a área exige a colaboração entre profissionais de diversas disciplinas.

Principais Matérias do Curso

Ao longo dos cinco anos de graduação, os estudantes de Engenharia Biomédica terão contato com uma variedade de disciplinas que abrangem tanto os fundamentos das Engenharias quanto as aplicações na área da Saúde. Algumas das principais matérias do curso incluem:

  1. Anatomia e Fisiologia Humana: Estudo da estrutura e funcionamento do corpo humano, essencial para o desenvolvimento de dispositivos biomédicos adequados e eficientes.
  2. Eletrônica e Instrumentação Biomédica: Aprenderão sobre circuitos eletrônicos e técnicas de instrumentação para criação de equipamentos médicos e de diagnóstico.
  3. Bioinformática: Introdução à análise de dados biológicos e médicos utilizando técnicas computacionais avançadas.
  4. Biomateriais: Estudo dos materiais utilizados em próteses, implantes e dispositivos biomédicos, considerando sua compatibilidade com o corpo humano.
  5. Engenharia de Reabilitação: Desenvolvimento de tecnologias para reabilitação física e funcional de pacientes com deficiências.
  6. Engenharia Clínica: Gestão de equipamentos médicos e sua manutenção, garantindo a qualidade e segurança dos procedimentos hospitalares.
  7. Introdução à Medicina: Fundamentos da prática médica para melhor compreensão das necessidades dos profissionais de saúde.

Essas são apenas algumas das matérias que compõem o curso de Engenharia Biomédica, e ao longo da graduação, os alunos terão a oportunidade de participar de projetos práticos e estágios em instituições de saúde, consolidando o conhecimento adquirido em sala de aula.

Siga-nos nas Mídias Sociais para ficar por dentro das novidades!