Curso de Dança: Expressão e Arte em Movimento

O curso de Dança é uma jornada apaixonante que combina a expressão artística com o movimento físico. Se você tem uma paixão pela dança, deseja aprimorar suas habilidades e transformar sua paixão em uma carreira, este curso oferece a base sólida que você precisa.

Titulação: Bacharel em Dança
Habilitação: Dança Contemporânea, Danças Urbanas, Dança Clássica, entre outras opções
Área: Ciências Humanas
Duração: 4 anos
Tipo: Ensino Superior
Salário Médio Inicial (*): R$1.800

Perfil do Aluno

Os estudantes que prosperam no curso de Dança geralmente compartilham as seguintes características:

  • Paixão pela dança e movimento
  • Expressão criativa
  • Disciplina e dedicação
  • Boa forma física e resistência
  • Trabalho em equipe
  • Compreensão da história da dança

Se você está disposto a aperfeiçoar sua técnica, explorar diversas formas de dança e se expressar através do movimento, este curso é uma escolha empolgante.

Principais Matérias do Curso

Os estudantes de Dança exploram uma ampla gama de matérias que abrangem técnicas de dança, teoria da dança, coreografia, anatomia, história da dança e muito mais. Alguns dos principais tópicos incluem:

  • Técnica de Dança Contemporânea
  • Coreografia e Composição
  • Dança Clássica
  • História da Dança
  • Anatomia para Dançarinos
  • Produção de Espetáculos de Dança

Essas matérias preparam os alunos para uma carreira versátil em dança, seja como intérprete, coreógrafo, professor ou em outras áreas relacionadas.

Curiosidades sobre a área de Dança

A dança é uma forma de expressão artística e cultural que tem uma história rica e diversas curiosidades interessantes. Aqui estão algumas delas:

  1. Variedade de Estilos: Existem inúmeros estilos de dança em todo o mundo, desde ballet clássico até breakdance, dança do ventre, tango argentino, salsa, danças folclóricas e muito mais.
  2. Origens Antigas: A dança é uma das formas de arte mais antigas conhecidas pelo ser humano. Pinturas em cavernas pré-históricas mostram figuras dançando.
  3. Culturas Tradicionais: Muitas culturas têm danças tradicionais que desempenham um papel importante em cerimônias religiosas, rituais de passagem e celebrações.
  4. Ballet e Tutus: O ballet clássico é famoso por seus tutus. O tutu de balé foi popularizado por Marie Taglioni no século XIX e é um dos ícones da dança clássica.
  5. Michael Jackson e o Moonwalk: O famoso movimento de dança “moonwalk” foi popularizado por Michael Jackson em seu videoclipe “Billie Jean.”
  6. Dança no Cinema: Filmes como “Dirty Dancing,” “Footloose” e “Cisne Negro” ajudaram a popularizar a dança e a tornaram um tema recorrente no cinema.
  7. Dança Terapia: A dança também é usada como terapia. A dança terapia ajuda a melhorar a saúde mental e emocional, além de promover a expressão criativa.
  8. Gêneros de Dança Urbana: A dança urbana engloba vários estilos, incluindo breaking, popping, locking e waacking, e tem suas raízes na cultura hip-hop.
  9. Dança de Salão: Danças de salão, como salsa, tango e valsa, são uma forma popular de dança social em todo o mundo.
  10. Dança no Espaço: O astronauta Chris Hadfield gravou o primeiro videoclipe no espaço, em que dançou ao som de “Space Oddity” de David Bowie a bordo da Estação Espacial Internacional.
  11. Festivais de Dança: Muitos países têm festivais de dança que celebram a diversidade da dança, como o Festival de Dança de Cannes, o Festival de Dança de Edimburgo e o Festival de Dança de Índia.
  12. Capoeira: A capoeira é uma forma única de dança e arte marcial que se originou no Brasil durante a era colonial. É conhecida por seus movimentos acrobáticos e ritmo contagiante.
  13. Bollywood: A indústria de filmes de Bollywood, na Índia, é famosa por suas elaboradas sequências de dança e músicas vibrantes.
  14. Dança de Leão e Dragão: A dança do leão e do dragão é uma parte importante das celebrações do Ano Novo Chinês e envolve dançarinos vestidos como leões ou dragões em desfiles.
  15. Danceteria Studio 54: O Studio 54, em Nova York, foi uma das danceterias mais famosas dos anos 1970. Era conhecido por suas festas extravagantes e por atrair celebridades.

A dança é uma forma de arte universal que transcende barreiras culturais e linguísticas. Ela desempenha um papel importante na expressão individual e na celebração da cultura e da criatividade humanas. Suas diferentes formas e estilos continuam a inspirar e encantar pessoas em todo o mundo.

*O salário médio inicial pode variar dependendo da área de atuação, nível de experiência e localização geográfica.

Acompanhe-nos nas redes sociais para se manter atualizado com as últimas tendências em dança e participar de nossa comunidade de dançarinos apaixonados!