O curso de Ciência da Computação é uma graduação da área de Ciências Exatas e da Terra que tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar no desenvolvimento, análise e gerenciamento de sistemas computacionais. Através de uma abordagem interdisciplinar, os estudantes adquirem conhecimentos sólidos em programação, matemática, lógica, algoritmos, banco de dados, inteligência artificial e outras áreas relacionadas, capacitando-os a enfrentar os desafios tecnológicos da atualidade e do futuro.

Titulação: Bacharel em Ciência da Computação
Habilitação: Desenvolvimento de Software e Sistemas
Área: Ciências Exatas e da Terra
Duração: 4 anos
Tipo: Ensino Superior
Salário Médio Inicial (*): R$3.500,00

Perfil do Aluno

O curso de Ciência da Computação é indicado para estudantes que possuem afinidade com a área de tecnologia da informação, programação, resolução de problemas e matemática. Alunos que gostam de desafios e têm curiosidade para entender o funcionamento dos sistemas computacionais também se destacam nessa área. Além disso, habilidades como pensamento lógico, capacidade de análise, trabalho em equipe e atualização constante são essenciais para o sucesso na carreira de Ciência da Computação.

Principais Matérias do Curso

A estrutura curricular do curso de Ciência da Computação pode variar de acordo com a instituição de ensino, mas algumas das principais matérias encontradas no currículo incluem:

  • Programação de Computadores
  • Estrutura de Dados
  • Linguagens de Programação
  • Arquitetura de Computadores
  • Matemática Discreta
  • Banco de Dados
  • Inteligência Artificial
  • Segurança da Informação
  • Engenharia de Software
  • Redes de Computadores
  • Sistemas Operacionais
  • Projeto e Análise de Algoritmos

Essas matérias oferecem aos alunos uma base sólida em conhecimentos teóricos e práticos, capacitando-os para o desenvolvimento de softwares, sistemas e soluções inovadoras, bem como para a resolução de problemas complexos no contexto da tecnologia da informação.

Ao concluir o curso, o bacharel em Ciência da Computação estará apto a atuar em diversas áreas, como desenvolvimento de software, análise de sistemas, consultoria em TI, gestão de projetos, pesquisa acadêmica, entre outras oportunidades que a área oferece.

Se você tem interesse no mundo da tecnologia e quer contribuir para a inovação e o desenvolvimento de novas soluções, o curso de Ciência da Computação pode ser a escolha ideal para a sua formação acadêmica e profissional.

Curiosidades interessantes sobre Ciência da Computação

Essas são apenas algumas das muitas curiosidades envolvendo a Ciência da Computação. A área é rica em histórias fascinantes e avanços tecnológicos que continuam a moldar nosso mundo atualmente.

  1. Primeiro programa de computador: O primeiro programa de computador foi criado por Ada Lovelace em 1843 para a Máquina Analítica de Charles Babbage. Ela é considerada a primeira programadora da história.
  2. O número de programadoras: Embora a Ciência da Computação tenha sido historicamente dominada por homens, as mulheres desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento da computação. Ada Lovelace e Grace Hopper são apenas dois exemplos notáveis de mulheres pioneiras nesse campo.
  3. A origem do termo “bug”: O termo “bug” (inseto ou defeito) para descrever um erro de programação foi cunhado por Grace Hopper em 1947. Ela literalmente encontrou um inseto preso em um relé da máquina que estava causando problemas.
  4. Tamanho original dos discos rígidos: O primeiro disco rígido comercializado em 1956 pela IBM, conhecido como IBM 350, tinha uma capacidade de apenas 5 megabytes e era do tamanho de um armário grande.
  5. O primeiro site da internet: O primeiro site da internet foi criado por Tim Berners-Lee em 1991. Ele ainda está disponível online e contém informações sobre o projeto World Wide Web.
  6. Quantidade de código-fonte: Estima-se que o código-fonte do sistema operacional Windows XP tenha cerca de 45 milhões de linhas de código. Já o sistema operacional Android possui mais de 12 milhões de linhas.
  7. O maior “loop” de computador: O computador “Harvard Mark II” executava loops infinitos para programas sem fim de forma que, quando as luzes da sala eram desligadas, os operadores penduravam uma placa “infinita” na frente da máquina para indicar que ela estava em loop.
  8. ASCII art: Antes dos gráficos de alta resolução, os programadores criavam arte visual usando caracteres ASCII em terminais de texto. Esse estilo artístico ainda é apreciado por alguns programadores e entusiastas.
  9. O primeiro mouse: O mouse foi inventado por Douglas Engelbart em 1964. Ele originalmente era feito de madeira e tinha apenas um botão.
  10. O efeito Y2K: No início dos anos 2000, muitos computadores estavam programados para armazenar apenas os dois últimos dígitos do ano (por exemplo, “99” em vez de “1999”). Esse problema potencial de causar falhas nos sistemas foi conhecido como o “Bug do Milênio” ou “Efeito Y2K”.
  11. Computadores e música: O computador mais antigo conhecido por ser usado para criar música foi o CSIRAC, localizado na Austrália, em 1951. Ele foi programado para tocar “God Save the Queen” e “In the Mood”.

Apresentação do Windows 98 e a tela azul da morte (BSOD)

Durante uma demonstração ao vivo do Windows 98 na Consumer Electronics Show (CES) em 5 de janeiro de 1998, realizada pelo então CEO da Microsoft, Bill Gates, a infame Tela Azul da Morte (BSOD) apareceu inesperadamente.

No momento da apresentação, Bill Gates estava demonstrando a tecnologia plug-and-play aprimorada do Windows 98, que permitia conectar e desconectar periféricos de hardware sem precisar reiniciar o computador. Infelizmente, ao conectar um scanner ao computador, a temida Tela Azul da Morte surgiu, exibindo uma mensagem de erro crítico. Isso acabou sendo um embaraço momentâneo para a Microsoft e para Gates, pois a Tela Azul da Morte era um símbolo de problemas técnicos no Windows e a aparição durante uma apresentação ao vivo foi um tanto irônica.

No entanto, é importante ressaltar que a ocorrência desse tipo de problema em demonstrações ao vivo não é incomum, já que a tecnologia pode ser imprevisível e algumas falhas podem acontecer em situações de uso real em tempo real. A Microsoft, ao longo dos anos, trabalhou continuamente para melhorar a estabilidade e a confiabilidade do Windows e reduzir a incidência de erros como a Tela Azul da Morte em suas versões posteriores.

Top 10 Universidades Federais para estudar Ciência da Computação de graça

Confira o ranking abaixo, que foi ordenado diante a nota do ENADE disponibilizada pelo site do Ministério da Educação:

  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP)
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)
  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)
  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)
  • UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)

Top 10 Universidades e Faculdades Particulares que ofertam o curso de Ciência da Computação

Caso opte por cursar universidades particulares, segue o ranking com as instituições de ensino mais bem avaliadas segundo a nota do ENADE:

  • ESCOLA DE ENGENHARIA DE PIRACICABA (EEP/FUMEP)
  • PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS)
  • CENTRO UNIVERSITÁRIO FILADÉLFIA (UNIFIL)
  • PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO)
  • UNIVERSIDADE VILA VELHA (UVV)
  • UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)
  • UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS)
  • PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS)
  • UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE)
  • UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)

Siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de mais conteúdos sobre educação superior, dicas de carreira e novidades no campo da tecnologia!