Se eu formar em psicologia, sou obrigado a abrir um consultório para atendimento?

Esta é uma pergunta recorrente, muitos estudantes possuem a dúvida que, caso escolham o curso de psicologia, estarão restritos a realizar consultas, com atendimento a pacientes que buscam aconselhamento psicológico. A resposta é não! Um psicólogo tem liberdade para trabalhar em áreas que não são restritas a atendimento a pacientes.

Há diversas oportunidades em empresas nacionais e multinacionais onde o psicólogo pode atuar. Mas é comum que este profissional seja bastante ligado a área de humanas, seja na parte de comunicação ou interação humana.

Certas empresas precisam de um determinado perfil do funcionário, para atuar em algumas situações específicas. Uma avaliação de um profissional gabaritado, formado e com experiência em psicologia pode auxiliar a encontrar os melhores candidatos. Neste caso, o psicólogo poderá atuar como um entrevistador, avaliando o perfil do candidato por meio das perguntas, ou até mesmo poderá ser somente um ouvinte, acompanhando a entrevista e realizando ponderações sobre o comportamento do candidato.

O psicólogo também possui atuação em empresas de tecnologia, onde auxilia a desenvolver um conjunto de perguntas e respostas para traçar perfis. Seja para serem utilizados em sites de e-commerce, para avaliar perfil de compras; ou até mesmo em sites de relacionamentos, para verificar pessoas que possuem grande afinidade que poderiam se tornar um casal.

Caso já tenha tido curiosidade de verificar seu perfil com um teste de personalidade, é comum que algumas empresas contratem profissionais de psicologia para auxiliar a desenvolver este tipo de ferramenta.

De forma geral, é possível verificar que as atuações do profissional de psicologia podem ir além do atendimento em consultório. Em empresas é comum o profissional trabalhar ligado ao setor de Recursos Humanos, o famoso RH. Lembrando que grandes empresas eventualmente possuem um plano de carreira para os profissionais, dando oportunidades para que estes alcancem posições de prestígio dentro da organização. Este plano de carreira conta com a possibilidade de realizar cursos complementares (Pós graduação, MBA, etc), para garantir oportunidades em posições de liderança.

O psicólogo também pode seguir carreira acadêmica, dando continuidade em seus estudos com mestrado e doutorado na área, visando uma posição de professor em uma instituição de ensino superior.

 

Quero cursar psicologia, mas em quais áreas posso trabalhar?

Pensando estritamente na formação de psicólogo e nas áreas de atuação regulamentadas pela Resolução CFP 13/2007, podemos destacar:

  • Neuropsicologia
  • Psicologia Clínica
  • Psicologia de Trânsito
  • Psicologia do Esporte
  • Psicologia Educacional
  • Psicologia Hospitalar
  • Psicologia Jurídica
  • Psicologia Social
  • Psicologia Trabalho
  • Psicomotricidade
  • Psicopedagogia

Como é a área de Neuropsicologia?

O profissional de psicologia, quando trabalhando na área de neuropsicologia, irá atuar na análise das funções neuropsicológicas do paciente. Mas o que seriam estas funções?
Basicamente, é uma avaliação geral que abrange desde as emoções, juntamente com a personalidade do paciente até mesmo a cognição. Ou seja, através de uma sistemática padronizada, irá avaliar o raciocínio, funções motoras, a atenção e percepção do paciente, etc.

O que seria a Psicologia Clínica?

A psicologia clínica é uma área muito importante dentro do ramo da psicologia, pois atua diretamente no paciente, visando auxiliar em momentos de dificuldade. Como exemplo, vamos imaginar um paciente que está passando por um momento de dificuldade em âmbito familiar. O psicólogo auxilia principalmente do ponto de perspectiva do paciente, ajudando a realizar reflexões sobre a situação, buscando, quando aplicável, uma possível relação de causa e consequência. Estas intervenções podem auxiliar o paciente no enfrentamento de momentos de crise. Desta forma, estes atendimentos tem principalmente um papel terapêutico.

Como o psicólogo atua na área de Psicologia de Trânsito?

O título da área já dá uma ideia geral do campo de atuação, a atuação do profissional é relacionada a área de transportes/trânsito. Entendendo o aspecto humano da área de ciências humanas, e o estudo do ser humano e sua interação nos diversos campos da sociedade, a psicologia do trânsito tem exatamente esta função. Ela basicamente, de forma generalista, estuda o comportamento humano em situações de trânsito, verificando os diversos fatores humanos envolvidos, principalmente em momentos de estresse e propõe alternativas lúdico/terapêuticas para enfrentamento de problemas relacionados.

Em termos mais técnicos, o profissional especializado na área, estuda todos os processos cognitivos relacionados aos problemas de trânsito, e a dinâmica comportamental dos indivíduos envolvidos. Como resultado destes estudos, pode auxiliar em operações de controle de tráfego, desenvolver ações socioeducativas com condutores de veículos automobilísticos, ciclistas e pedestres. Ou seja, o profissional da área é capacitado a entender os desafios envolvidos na área de transportes e as interações humanas existentes. O psicólogo tem papel fundamental em desenvolver ações para mitigar tais problemas.

Como é a atuação do profissional na área de Psicologia do Esporte?

Esta área engloba tanto esportes praticados por adultos, quanto para crianças. Mas possui grande destaque na área de esporte competitivo de alto rendimento. Onde é possível também encontrar grandes oportunidades de carreira para o profissional de psicologia.
De forma geral, o profissional pode auxiliar o atleta, ou até mesmo toda a comissão esportiva, no âmbito de maximizar variáveis importantes durante a prática esportiva, desde uma melhor interação/entrosamento do grupo, ou até mesmo aplicação de técnicas psicoterápicas visando o melhor desempenho de treinamento dos atletas.

E a área de Psicologia Educacional?

Trabalha diretamente no setor educacional, auxiliando o corpo docente e discente. Pode exercer atividades em grupo com os alunos, realizando intervenções principalmente de forma preventiva. Mas também pode haver necessidade de realizar atendimento de forma corretiva. Leva sempre consideração as normas da instituição, juntamente com sua capacitação para realizar as atividades com alunos e professores. É comum também realizarem atividades de desenvolvimento e melhoria de projetos e políticas educacionais nas instituições.
Na área de gestão, o psicólogo é muito importante para avaliar a interação das políticas da instituição perante os alunos e professores, analisando possíveis conflitos e propondo atualizações que visam o melhor funcionamento da dinâmica da escola.

Qual o papel do psicólogo dentro da Psicologia Hospitalar?

Pode atuar diretamente com pacientes e familiares, principalmente no quesito de acompanhamento de pacientes em recuperação, dando suporte de atenção à saúde, com foco no bem estar físico e emocional.
Há também oportunidades de trabalho de instituições de ensino superior ligadas a saúde com vínculo hospitalar, com linhas de pesquisa relacionadas a psicologia ou multidisciplinar. Tendo também oportunidade em trabalhar lecionando disciplinas na formação de profissionais de saúde.

Como funciona a área de Psicologia Jurídica?

Tem um papel muito importante na avaliação de condições emocionais e intelectuais de pessoas ligadas a algum processo jurídico. Estas avaliações são muito importantes para dar embasamento legal a capacidade cognitiva e de sanidade, que podem ter impactos distintos diante o paciente ser o réu ou testemunha.
Também interessante destacar o âmbito de formulação e planejamento de políticas de cidadania, com foco principalmente nos direitos humanos.

Como é a área de Psicologia Social?

É uma área mais ampla, podendo atuar em diversos setores do mercado de trabalho. De forma geral, tem um foco centrado em pesquisa e desenvolvimento diante temas importantes da sociedade. Visa entender, definir e destacar temas contemporâneos da relação do ser humano com a sociedade, ou seja, proposições de políticas relacionadas a comunidade e nos diversos embates e diferenças (multiculturais) que podem gerar conflitos: orientação sexual, gênero, religião, etnia, raça, etc.
É um papel extremamente importante para o psicólogo, por atuar diretamente na definição de ações de políticas públicas.

Área de Psicologia do Trabalho

Tem um papel importante dentro de uma empresa, pode prestar serviços terceirizados ou ser um funcionário contratado dentro da organização. Pode desenvolver atividades que envolvem gestão de recursos humanos e saúde no trabalho. Na área de RH, é comum também o papel ligado ao acompanhamento e desenvolvimento de funcionários, sobretudo das condições de trabalho, observando níveis de estresse, além de estudo e análise visando melhorias no ambiente.

Carreira em Psicomotricidade

Executa um papel super importante na sociedade, voltada a saúde, visando reeducação e terapia psicomotora. Principalmente ligadas a atividades de reabilitação e/ou integração do ser humano. Dentro deste aspecto, pode liderar uma equipe visando a terapia psicomotora, desenvolvendo todo o planejamento a ser executado. Desta forma pode atuar em clínicas especializadas, escolas e ambientes hospitalares.

Atuação em Psicopedagogia

O profissional de psicologia, quando atuando em psicopedagogia, pode atuar no processo de detectar problemas de aprendizagem em crianças e adolescentes. Visa também verificar as necessidades específicas de cada aluno, contribuindo para desenvolver habilidades, visando permitir a permanência do mesmo em instituições de ensino. Ou seja, trabalha no processo de investigação e intervenção nos processos de aprendizagem.