O que é um curso EAD?

Basicamente EAD é a sigla para Ensino a Distância. Mas o que EAD significa? Bom, significa que o aluno não precisa ir até uma universidade ou faculdade assistir as aulas. Estas aulas podem ser assistidas à distância, ou seja, pode assistir os vídeos das aulas pelo seu computador, celular ou até pela TV com acesso à internet (smartv).

Como funciona o curso EAD?

O passo a passo é bem simples. Primeiramente você escolhe um curso que tem preferência. Caso tenha alguma dúvida, você pode realizar um teste vocacional, para tentar auxiliar na decisão.
Após escolher um curso, você pode verificar quais faculdades oferecem o curso que escolheu na modalidade EAD.

Quando encontrar a faculdade ou universidade, você pode realizar o processo de inscrição de forma online, sem precisar ir no local. Mas lembre-se de antes de realizar qualquer inscrição, verificar se a Universidade que escolheu tem um polo na sua cidade, ou cidade próxima. Caso precise levar algum documento pessoalmente ou mesmo tenha necessidade de realizar as provas em formato presencial, é importante que exista um polo na sua cidade, para ter mais comodidade.

Um polo nada mais é que uma pequena unidade da universidade, contando com algumas salas de aulas e funcionários para realizarem processo burocrático de inscrição, cadastro, etc. É comum que algumas universidades façam parcerias com escolas já existentes na sua cidade e aproveitem o espaço delas para gerenciar seu polo EAD.

Quando iniciar os estudos no formato EAD, você irá acessar o ambiente virtual de aprendizado da sua universidade, e lá terá acesso as aulas. Você tem a comodidade de assistir as aulas na hora que desejar, pois na maioria das vezes não são aulas ao vivo, ou seja, são aulas gravadas.

Você irá assistir os vídeos das aulas e tem um número de aulas pré-determinado para assistir por semana. Existem trabalhos para serem entregues e exercícios também. Há também possibilidade de entrar em contato com um monitor da disciplina, para tirar dúvidas. Há também, na maioria das vezes, um fórum de tira dúvida, onde você pode escrever sua dúvida e outros alunos também podem interagir.

Como funciona as provas na modalidade EAD?

Boa parte das universidades adota o modelo de provas presenciais no polo. Mas é comum também que parte da nota do aluno seja vinculada a entrega de trabalhos online. A métrica depende um pouco de cada escola, mas as provas presenciais são sempre necessárias.

 

Posso ter aulas presenciais também no EAD?

Geralmente as aulas na modalidade EAD são realizadas sempre de forma online. Isto explica um pouco o custo reduzido das mensalidades, pois há grande economia neste formato. Mas é possível que em algum momento surja a oportunidade de comparecer ao polo para uma integração ou aula presencial.

Há também a modalidade semipresencial de ensino. Onde o aluno tem parte das aulas na modalidade EAD e parte das aulas na modalidade presencial. É um modelo híbrido. Dependendo do curso escolhido, há necessidade de realizar atividades de laboratório, etc. Sendo necessário algumas aulas presenciais.

Antes de escolher o curso, basta ler as diretrizes do mesmo no site da universidade. Na maioria das vezes é possível tirar boa parte das suas dúvidas por lá.

 

Existe ensino EAD gratuito?

Há algumas universidades públicas que oferecem a modalidade, não são cursos restritos apenas para universidades particulares.
Mas caso o valor da mensalidade seja um problema e precise estudar de forma gratuita, é possível solicitar uma bolsa pelo ProUni ou um financiamento estudantil pelo FIES.

 

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão pelos cursos ou modalidade de estudo do tipo EAD, pergunte nos comentários. Faremos o possível para responder!