Uma pergunta bastante recorrente é se o diploma de curso EAD terá a mesma validade de um diploma de curso presencial. Perante o Ministério da Educação, não há distinção entre os diplomas.

 

Diploma EAD é diferente do diploma de curso presencial?

Não! Visualmente não há nenhuma menção caso o aluno tenha formado em EAD ou presencial. Esta informação não consta no diploma. Porém se você cursar uma universidade ou faculdade que ofereça apenas cursos EAD, o empregador ao olhar seu currículo, poderá ter esta informação.

 

Terei as mesmas oportunidades de um curso presencial, cursando EAD?

O objetivo de cursar o ensino superior é adquirir conhecimento para exercer uma profissão. As profissões regulamentadas exigem um diploma de instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC.

A grande dificuldade do ensino a distância (EAD) é que muitas vezes os alunos não possuem maturidade e disciplina para estudar. Podem realizar apenas o mínimo para conseguir ser aprovado em uma matéria e pode ser que não entendam o objetivo do curso: aprender e não somente ser aprovado.

Muitas vezes oportunidades de emprego aparecem ainda no período de estágio do aluno. O empregador conhece um pouco do empenho da pessoa, e muitas vezes caso tenha um bom rendimento, a vaga de estágio pode se transformar em uma vaga de emprego ao se formar.

Capacidade de comunicação e pró atividade são muito importantes. Caso o aluno se mostre interessado, disposto a aprender as atribuições destinadas a ele durante o estágio e tenha uma boa interação com o restante da equipe de trabalho, as chances de efetivar no emprego são grandes. O estágio é uma formação complementar do seu curso, você tem uma oportunidade ímpar de colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos.

 

 

Em uma entrevista de emprego terei as mesmas chances que um aluno formado em curso presencial?

Para responder esta pergunta, é necessário pensar diante o ponto de vista do empregador. O que ele espera da vaga, o que ele espera do funcionário. Muitas vezes o currículo é um bom termômetro para realizar uma filtragem, quando há muitos candidatos para uma vaga de emprego. Mas um currículo por si só não garante a vaga.

Por exemplo, se há inúmeros candidatos para uma vaga de emprego, por exemplo, mais de 100 candidatos: uma filtragem precisa ser realizada. Se o empregador estiver disposto a entrevistar apenas 10 candidatos recém formados, talvez o filtro utilizado possa ser os candidatos que estudaram nas melhores instituições de ensino do país.

Se estudou em uma instituição de ensino de renome, o ponto chave será a entrevista de emprego. Quem tiver mais desenvoltura, capacidade de comunicação e conhecimento para exercer a atividade, terá mais chances de ser contratado.

Entender com o mundo funciona, como as empresas funcionam, o papel do ser humano na sociedade, realizar reflexões do que o mundo espera de você, vai te ajudar e muito a encontrar seu caminho. Parar de realizar atividades de forma mecânica, sem pensar, e refletir, é o primeiro passo para traçar uma meta de vida de sucesso.

 

Espero que tenha gostado do conteúdo e tenha tirado suas dúvidas sobre o assunto. Caso ainda tenha alguma pergunta, pode realizar no campo de comentários, faremos o possível para responder. Bons Estudos!