Como fritar um ovo: guia para iniciantes

Fritar um ovo é uma habilidade essencial para quem está começando a se aventurar na cozinha. Pode parecer uma tarefa simples, mas requer alguns passos importantes para obter o resultado perfeito. Neste guia, vamos te mostrar como fritar um ovo de maneira prática e deliciosa.

Já escutou aquele desaforo de amigos e familiares: “- mas você não sabe nem fritar um ovo!”? Então, as vezes a afirmação é verdade, então bora seguir nosso guia!

Passo 1: Escolha os ingredientes

Antes de começar, certifique-se de ter todos os ingredientes necessários em mãos. Você precisará de ovos frescos, manteiga ou óleo, sal e pimenta a gosto. Opte por ovos de boa qualidade, pois isso fará toda a diferença no sabor final. Ovos de granja tendem a ter a gema mais clara e ter menos nutrientes. Ovos de galinha caipira e/ou orgânicos tendem a ter mais nutrientes.

Passo 2: Escolha a frigideira certa

Uma frigideira antiaderente é a melhor opção para fritar ovos, pois evita que grudem e facilita a limpeza. Escolha uma frigideira de tamanho adequado, de acordo com o número de ovos que deseja fritar. Mas lembre-se, nem sempre a opção mais fácil é a melhor para saúde. O material antiaderente é notoriamente associado ao câncer, não vamos entrar no mérito da questão, mas é interessante avisar dos perigos!

Passo 3: Itens de segurança

Se é sua primeira vez fritando um ovo, é necessário avisar: é comum espirar óleo para todo os lados. Se tiver uma espátula de cabo longo e uma tampa de panela em mãos, utilize-as com sabedoria: pense na tampa da panela como um escudo. Se tiver como proteger seus braços e mãos, é aconselhado, mas cuidado para não exagerar na proteção e perder mobilidade. Cuidado extra para nao expirrar óleo em seus olhos, tenha humildade, frite o ovo com cuidado e se protegendo. Lembre-se que o óleo fervente tende a espirar quando tem contato com água ou outros líquidos. Então nada de jogar água ou mexer com água perto de panela com fritura.

Passo 4: Aqueça a frigideira

Coloque a frigideira no fogão em fogo baixo. Adicione uma colher de chá de manteiga ou algumas gotas de óleo e deixe derreter. Espalhe bem para cobrir toda a superfície. Caso sua frigideira não seja antiaderente, uma camada fina de óleo aquecida na temperatura correta evita que os ovos grudem. Mas somente a prática leva a perfeição, é comum o ovo grudar e no final ter algo mais parecido com um omelete (ou ovos mexidos) do que um ovo frito.

Passo 5: Quebre o ovo cuidadosamente

Com a frigideira aquecida, quebre o ovo com cuidado e despeje-o no centro da frigideira. Se preferir, você pode quebrar o ovo em uma tigela antes de colocá-lo na frigideira, evitando a presença de cascas. Pois é, não quebre o ovo diretamente na frigideira, se ele estiver podre, vai ter que lavar tudo antes de poder usar a panela novamente, é uma dica valiosa!

Passo 6: Tempere o ovo

Tempere o ovo com uma pitada de sal e pimenta a gosto. Você também pode adicionar outros temperos de sua preferência, como ervas ou temperos secos. Uma pequena pitada de sal no centro da gema é mais que o suficiente para a maioria das pessoas. Não exagere no sal, pois excesso de sódio pode causar alteração na sua pressão arterial.

Passo 7: Controle o cozimento

Deixe o ovo fritar em fogo baixo por alguns minutos. Caso queira a gema mole, tampe a frigideira durante o cozimento. Se preferir a gema mais firme, deixe-a fritar por mais tempo. Fique atento para evitar que o ovo queime. Algumas pessoas utilizam uma espátula para jogar um pouco do óleo quente por cima do ovo, para endurecer a gema também.

Passo 8: Retire o ovo da frigideira

Com uma espátula, delicadamente, retire o ovo da frigideira e coloque-o em um prato. Verifique se o ovo está bem cozido e se a gema está no ponto desejado.

Agora que você aprendeu como fritar um ovo, pode começar a explorar outras receitas simples na cozinha. Cozinhar é uma habilidade gratificante e, com a prática, você se tornará cada vez mais experiente. Aproveite suas criações culinárias! É possível optar por colocar o ovo em cima de um papel toalha para que este absorva parte do óleo, mas se os ovos tiverem muito mole, é possível que grudem no papel, então fica esperto!

 

Siga-nos nas mídias sociais para mais dicas de culinária e educação superior!

Não deixe de acompanhar nosso site nas redes sociais. Compartilharemos conteúdos incríveis sobre culinária, educação superior e muito mais. Siga-nos no Facebook, Instagram e Twitter para não perder nenhuma novidade!