Conhecer as áreas de conhecimento é muito importante para os alunos que buscam entender suas habilidades e também verificar qual área possui maior afinidade. Entender os cursos que melhor se enquadram em cada área de conhecimento pode ajudar os alunos a verificar quais as melhores opções para o vestibular e ENEM.

As ciências exatas

A ciência exata pode ser definida como a ciência em que os estudos da área podem ser quantificados em números. Esta área é ligada a matemática, física, a lógica, buscando resultados objetivos, estes que muitas vezes podem ser expressos em resultados numéricos.

Caso o aluno, durante o ensino fundamental e ensino médio, tenha bastante afinidade com as matérias de matemática, física e química, possivelmente este terá certa aptidão para a área de ciências exatas.

Os cursos mais famosos da áreas de ciências exatas são ligados às engenharias e a computação.

Confira a lista de Cursos ligados as Ciências Exatas:

 

As ciências biológicas

A ciência biológica tem o foco na biologia, os seres vivos e sua interação com a natureza e o meio ambiente como um todo.

Se você possui afinidade com as matérias de biologia e química, é possível que tenha aptidão na área de ciências biológicas.

O curso mais famoso da área de ciências biológicas e também um dos mais difíceis no vestibular é o curso de Medicina.

Confira a lista de Cursos ligados as Ciências Biológicas:

 

As ciências humanas

A ciência humana tem o foco nos seres humanos e sua interação e impacto na sociedade. A filosofia, as artes e a comunicação regem as diferentes atribuições dos cursos desta área.

Os alunos que possuem menos afinidade nas matérias de matemática, física, química e biologia e possuem maior interesse em história, geografia e português; valorizam a comunicação e as artes e tem um gosto particular pela leitura e questões sociais tem maior aptidão para as ciências humanas.

Um dos cursos mais famosos desta área é o jornalismo, mas também é possível citar as ciências sociais e publicidade e propaganda.

Confira a lista de Cursos ligados as Ciências Humanas:

 

 

Ainda possui dúvida sobre qual curso escolher diante as três áreas de conhecimento? Faça o teste vocacional do Doutor Vestibular e veja as opções de curso mais recomendadas! Ou visite o Guia das Profissões e fique por dentro de todos os cursos disponíveis!