Como as Ciências Exatas podem ser caracterizadas?

A Ciência Exata também já foi conhecida como Ciências Matemáticas Exatas, dadas as fortes ligações com a matemática. Esta ciência é caracterizada por expressões quantitativas e métodos para testar hipóteses envolvendo processo de medição e previsão.

Em resumo, a Ciência Exata é muito ligada a números, a capacidade de poder medir, calcular ou provar uma hipótese por eles.

Exemplo prático de solução com Ciências Exatas?

Para tentar explicar melhor a parte quantitativa das Ciências Exatas, podemos fazer um paralelo a subjetividade de aspecto qualitativo do paladar humano. Algumas pessoas tem preferências por comidas salgadas, outras por comidas doces ou até mesmo no meio termo, o agridoce. Mas fica difícil uma pessoa expressar ou explicar sua preferência por tal alimento em forma de números, esta variável qualitativa é então subjetiva a opinião alheia. Agora, para expressar qual alimento engorda mais, é possível realizar um processo de medição para descobrir a massa (quantidade) destes alimentos e o total de calorias, e provar com números, qual seria o que possui esta característica desejada (tem menos calorias e engorda menos).

Outro exemplo, caso seja necessário realizar uma construção de um prédio comercial com estrutura de metal. Qual a característica que a viga de metal precisa ter, para que consiga suportar uma estimativa de peso por andar. Um engenheiro, sabendo a especificação e as necessidades do projeto, consegue calcular todas as variáveis, desde a espessura da viga, da composição do metal, até uma estimativa ou um fator de segurança para a construção do imóvel. Estas escolhas não são subjetivas ao “gosto” do engenheiro, elas são provadas por números, para que possam atender a especificação desejada.

Dúvida se a área de Ciências Exatas é para você?

Se você é uma pessoa que gosta de números, muito além da necessidade do dia a dia. Prefere explicações de forma racional e não subjetiva a opinião de uma pessoa. Recomendamos a realizar um teste vocacional e há indícios de você ter uma aptidão para as ciências exatas e os cursos ligados a ela.

É possível também acessar o Guia de Profissões e buscar mais informações sobre os cursos que já tem curiosidade a respeito. Agora, caso tenha interesse em ver uma lista de cursos superiores da área de ciências exatas, temos esta lista para Cursos Tecnológicos de Ciências Exatas e também para Cursos de Graduação e Licenciatura de Ciências Exatas.

Caso tenha alguma dúvida sobre a área ou sugestão, conta para gente nos comentários!