Nesta postagem temos um trecho de uma entrevista realizada com um profissional formado em Engenharia Civil.

 

Você lembra qual motivo ou qual momento da sua vida decidiu escolher cursar Engenharia Civil?

Entrevistado: Para mim foi muito tranquilo realizar a escolha do curso superior. Meus avós já trabalham na área de engenharia civil há muito tempo, assim como meu pai. Pelas conversas do dia a dia, as oportunidades que escutava sobre mercado de trabalho, os desafios com as construções, etc. Ir absorvendo estes conhecimentos ao interagir com os familiares com certeza me mostrou um caminho que gostaria de seguir. Quando cheguei no ensino médio já não tinha dúvidas, queria continuar trabalhando nos negócios da família, queria ser um engenheiro civil.

 

Sobre o curso de engenharia civil, qual sua opinião sobre as diversas instituições de ensino superior existentes?

Entrevistado: Gostei bastante do meu curso, o período de graduação em engenharia civil foi realmente inesquecível. Mudar da casa dos pais, morar em uma república, fazer novos amigos, conhecer muita gente, foi um divisor de águas. Tive oportunidade de estudar em uma universidade pública, não foi fácil, muitas vezes não entendi o foco do curso, algumas matérias não faziam sentido, mas sempre garantiram que teria utilidade no futuro. Hoje vejo que boa parte das matérias que tive contato eu não uso, porém faço a reflexão que talvez a capacidade e disciplina de estudar e aprender seja o verdadeiro ganho. Não gosto de fazer muitas críticas, pois depois de tanto estudar, a sensação que tive é que meu cérebro expandiu, meu raciocínio lógico desenvolveu assim como meu senso crítico. Mas com certeza, tive momentos fantásticos e momentos muito difíceis, não é tranquilo se formar. Mas depois que passei desta fase, tenho muita saudade. A convivência com os amigos é a parte que mais sinto falta.

Não consigo ter uma opinião sobre as demais instituições de ensino, pois consigo apenas dar opinião sobre o que conheço. Gostei bastante da minha faculdade, tenho algumas críticas a algumas matérias e professores. Mas no geral, tenho certeza que todos tentaram dar seu melhor, é comum as vezes termos divergência de opinião, mas sempre importante manter o respeito.

 

Qual sua perspectiva para o mercado de trabalho e as oportunidades na engenharia civil?

Entrevistado: Há diversas oportunidades, o mercado, porém segue os ciclos econômicos, a engenharia civil sofre bastante com oscilações na economia. O segredo é fazer bons investimentos quando a economia está aquecida. Construir imóveis para venda é uma boa oportunidade de fazer caixa. Mas é comum no início de carreira, caso não tenha capital, tenha que trabalhar para terceiros. É comum colegas de profissão se juntarem para construir os primeiros imóveis para venda, o segredo é ter bons amigos na área, pois o começo pode ser difícil, caso sua família não seja do ramo.

Vários colegas de profissão quando acumulam um patrimônio considerável, começam a construir imóveis visando diversificar os investimentos. Construindo salas comerciais, prédios residenciais, galpões, etc. E muitas vezes esta construção é visando alugueis, para manter uma renda passiva.

Esta estratégia é interessante, como mencionei o ciclo econômico, vamos ter tempos de fartura e tempos de pouco capital disponível. Mantendo uma estrutura diversificada de alugueis ajuda a passar por momentos difíceis sem dificuldade.

Qual área da engenharia civil chama mais atenção?

Entrevistado: Com certeza a construção civil, mas no momento está chamando a atenção em um formato de alerta. Se uma recessão estiver iminente, vamos iniciar um ciclo de dificuldades na área. Falta de crédito no mercado dificulta a busca de clientes por construir ou reformar imóveis. Da mesma forma, diminui a procura de financiamento imobiliário. Diminui a venda de produtos para construção e todo o setor sofre. Minha família já passou por diversos ciclos, já sabemos mais ou menos o que esperar destas situações.

Mas tenho empatia para os recém formados, ter o início da carreira em um momento de crise econômica dificulta e muito as oportunidades do mercado. É comum a procura por cursos de mestrado e doutorado na área de engenharia civil, para se manter ocupado até a economia melhorar. Talvez seja uma alternativa para alguns recém formados, pois há remuneração com bolsas de estudos para estes cursos em instituições públicas de ensino.