Neste artigo temos uma breve entrevista com um profissional formado em Computação, sendo mais específico, formado Bacharel em Ciência da Computação.

Quais foram os motivos que levaram a escolher o curso na área de Computação?

Entrevistado: Sempre tive muita aptidão pela área de computação, acredito que parte do motivo foi ter contato com computadores desde criança, junto com meus irmãos. Cada decoberta que fazíamos, cada programa novo instalado, cada jogo que tínhamos acesso, era um impacto muito grande. Fazendo um adendo, nesta época não existia tutoriais e passo a passo para instalação de sistema operacional e disquetes ainda eram utilizados.

 

Qual lembrança mais antiga vem a memória sobre computadores?

Entrevistado: Com certeza a lembrança mais forte que tenho, foi uma conquista pessoal. Estava no ensino fundamental e já tinha meu computador pessoal. Eu tinha conhecimento em linha de comando em DOS, mas precisava instalar o windows, mas a instalação tinha que ser realizada por CD. Ainda em uma época sem tutoriais fáceis e sem vídeos de passo a passo pelo youtube, consegui editar o config.sys e o autoexec.bat e carregar o driver do CD-ROM que permitia reconhecer a unidade e iniciar a instalação do Windows. Utilizei engenharia reversa e bastante tentativa e erro até conseguir funcionar, cheguei no colégio e já corri para contar para meus colegas sobre a façanha.

 

Qual sua opinião atualmente sobre os cursos de computação existentes no mercado?

Entrevistado: Primeiramente gostaria de comentar sobre as instituições de ensino superior. Na minha época era uma grande conquista para a família ter um filho cursando uma universidade federal. Mas hoje, olhando o mercado e os colegas que conheci no trabalho, concluo que existem excelentes instituições privadas, com conteúdo mais focado nas necessidades das empresas. Caso a família do aluno tenha possibilidade de arcar com uma instituição privada de boa qualidade, é uma opção a ser considerada com bastante carinho. Acredito que estudar em federal é um mito, não necessariamente terá acesso aos melhores cursos, porém a isenção da mensalidade é uma variável muito forte a ser considerada. Mas faço uma ressalva, não cheguei a estudar em instituições privadas, falo isso pelas pessoas que conheci no mercado. A crítica que tenho é que as instituições públicas muitas vezes tem uma grade e ementa antiga e rígida, e por muitas vezes professores de outros institutos/cursos são aproveitados para lecionar matérias um pouco fora de suas áreas. Em resumo, o aluno não tem muita voz para cobrar os professores, ou reclamar de forma geral que o curso está aquém a realidade do mercado quando estuda em uma federal. Uma vantagem das instituições privadas é a força que a voz dos alunos tem, principalmente para provocar mudanças positivas para todos.

Falando agora um pouco dos cursos, existem diversos cursos excelentes e super atualizados, caso o aluno tenha acesso as instituições de ensino nas grandes capitais do país, com certeza estará bem servido. Mas confesso que no mercado de trabalho já conheci muitas vezes funcionários que trabalham na área de computação e são formados em diversas outras áreas. Ou até mesmo, nem possuem um curso superior. Uma característica que vejo bastante na área, é a quantidade de pessoas autoditadas: pesquisam muito, estudam muito, são interessadas e curiosas. Por ser uma pessoa introspectiva, me senti muito bem nessa área, tanto na graduação, quando no mercado de trabalho, pois a maioria dos meus amigos tinham o mesmo perfil.

 

Qual sua perspectiva para o futuro para as profissões ligadas a Computação?

Entrevistado: Com certeza a área de computação é uma tendência com farta oferta de emprego. Não acredito que os alunos formados na área vão ter grandes problemas para entrar no mercado de trabalho. A demanda por profissionais é enorme, tenho amigos trabalhando em empresas em diferentes países. Mas lembre-se, é necessário ser capacitado, pró-ativo e “bom de serviço”, trazer resultados para empresa é sempre muito importante. Tive alguns colegas com uma boa capacidade de comunicação e boa retórica, e grande parte deles, com o tempo, assumiram posições mais ligadas a gestão e liderança, apesar da sua formação em computação. Concluo que o mercado de trabalho está preparado para absorver praticamente todos os perfis de profissionais da área.

 

Qual a área de computação que está chamando mais atenção no momento?

Entrevistado: Para quem teve acesso aos recentes avanços da inteligência artificial, com certeza ficou impressionado. Com o tempo acredito que IA vai ser uma excelente ferramenta pra auxiliar no trabalho dos profissionais, resolvendo ou facilitando muitas dificuldades do dia a dia. Acredito que como resultado, se utilizado como uma ferramenta, irá garantir um grande aumento de desempenho. Porém, se for uma utilizada como uma solução, pode substituir o trabalho humano em diferentes áreas.

Gosto também de comentar sobre Ciência de Dados (Data Science), com o grande aumento do volume de dados, saber extrair informações pertinentes que ajudem as empresas a otimizar o resultado têm se mostrado uma área interessante. Minha ressalva é para a área de Engenharia de Dados, com o tempo as empresas possivelmente se tornarão mais eficientes na forma de adquirir e armazenar os dados de forma otimizada e diante um padrão. Talvez a procura por estes profissionais da área de engenharia de dados possa diminuir no futuro, é bom sempre ficar atento, a média salarial é sempre um bom termômetro também.

Uma área que esfriou um pouco, mas é sempre bom ficar de olho, é a área financeira ligada a block-chain e criptomoedas. Vemos uma grande tendência na diminuição da utilização de meios físicos para pagamento (papel moeda) e um sistema internacional paralelo para transações tem seu valor (a guerra da Ucrânia com a Rússia ressaltou este ponto); tenho colegas que são evangelistas na área. Mas meu ponto não é necessariamente só as criptomoedas, mas em todo o processo de block-chain, que pode vir a ter outras aplicações no futuro.